Ataque a bar deixa 6 mortos em subúrbio da Cidade do México
O incidente ocorreu na noite de domingo em Cuautitlán Izcalli
Ao menos seis pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas em um ataque a tiros dentro de um bar localizado em um subúrbio da Cidade do México, informaram as autoridades locais nesta segunda-feira (11).
O incidente ocorreu na noite de domingo em Cuautitlán Izcalli, município do Estado do México situado na região metropolitana da capital, conforme comunicado divulgado pela prefeitura local.
"Ao todo, temos o registro de seis pessoas mortas e outras cinco feridas, todas em condição estável", detalhou a prefeitura, que está colaborando nas investigações com o Ministério Público estadual e as autoridades federais mexicanas.
O ataque ocorre após um incidente no sábado à noite, quando 10 pessoas morreram e sete ficaram feridas durante a incursão de um grupo armado em um bar na cidade de Querétaro (centro), considerada uma das mais seguras do país.
Leia também
• México: centenas de migrantes são encontrados em caminhão que ia para os EUA
• Presidente do México diz que teve uma ligação "muito cordial" com Trump
• México se prepara para tarifas e deportações após vitória de Trump
Embora na periferia da Cidade do México ocorram diversos atos criminosos, ataques armados como o de Cuautitlán Izcalli são pouco frequentes.
Segundo a mídia local, ambos os incidentes estariam relacionados a acertos de contas entre grupos criminosos rivais.
"Esta tragédia [...] expõe novamente a grave crise de segurança que assola o país e a incapacidade das autoridades de proteger os cidadãos", escreveu Alejandro Moreno, líder nacional do partido PRI, na rede social X. O PRI governou o México por quase um século.
Desde dezembro de 2006, quando foi lançada uma polêmica operação antidrogas com o apoio ativo das forças militares, o México já soma mais de 450.000 mortes violentas e dezenas de milhares de desaparecimentos, de acordo com números oficiais.