Ataque a tiros em Tel Aviv deixa vários feridos, diz polícia israelense
Circunstâncias ainda não estão claras, segundo as autoridades
Um homem esfaqueou um morador israelense no centro comercial de Tel Aviv neste sábado, mas foi baleado e morto por um transeunte que testemunhou o ataque, informou o jornal Haaretz.
Leia também
• Israel diz que 737 prisioneiros serão libertados na primeira fase do cessar-fogo em Gaza
• Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Hamas, e libertação de reféns deve começar no domingo (19)
• Gabinete de segurança de Israel aprova acordo de trégua em Gaza
De acordo com a polícia, pessoas ficaram feridas. O caso, que está sendo investigado como um possível incidente terrorista, ocorre às vésperas de entrar em vigor um cessar-fogo entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza. As causas ainda não foram determinadas.
“Há feridos no local e, neste momento, grandes forças policiais estão a caminho do local.
As circunstâncias não estão claras no momento”, disse a polícia em um comunicado, acrescentando que o ataque ocorreu na Rua Levontin, em Tel Aviv.
O suposto ataque foi inicialmente descrito como “um incidente com arma de fogo”, pois o agressor foi baleado. Sua nacionalidade ainda não foi divulgada.
O Hospital Ichilov, em Tel Aviv, registrou o estado da vítima da facada como grave, depois que os médicos informaram inicialmente que ele estava moderadamente ferido, segundo o Times of Israel.
Mais cedo neste sábado, os militares israelenses disseram que interceptaram dois mísseis disparados do Iêmen, um dia antes de um cessar-fogo entrar em vigor na Faixa de Gaza, devastada pela guerra.
Sirenes de ataque aéreo foram acionadas em Jerusalém e em partes do centro e do sul de Israel antes das interceptações durante o dia, com o primeiro projétil abatido pela manhã.
Os rebeldes houthis do Iêmen, apoiados pelo Irã, reivindicaram o ataque da manhã, horas depois que os militares israelenses interceptaram o míssil que se aproximava.
Os Houthi “realizaram uma operação militar específica visando o chamado Ministério da Defesa do inimigo israelense... usando um míssil balístico” no centro de Israel, disseram os rebeldes em um comunicado.
O ataque da manhã provocou explosões sobre Jerusalém quando os militares interceptaram o míssil, informaram os jornalistas da AFP.
Mais tarde, sirenes soaram em todo o sul de Israel quando um segundo míssil foi disparado do Iêmen e interceptado pela força aérea israelense, segundo os militares.
“Seguindo as sirenes que soaram há pouco tempo nas áreas de Eilat e Arava, um míssil lançado do Iêmen foi interceptado” antes de cruzar o território israelense, disse.
Os últimos lançamentos do Iêmen ocorreram na véspera de um cessar-fogo na guerra em Gaza entrar em vigor, a partir das 8h30 de domingo (3h30 em Brasília).
Os houthis lançaram repetidamente ataques com mísseis e drones contra Israel desde o início da guerra em Gaza, em outubro de 2023.
Na sexta-feira, os rebeldes iemenitas alertaram que manteriam seus ataques se Israel não respeitasse os termos do cessar-fogo com o Hamas.
Parte do “eixo de resistência” do Irã, eles atacaram a navegação comercial no Mar Vermelho durante a guerra em Gaza, alegando solidariedade com os palestinos.
Em dezembro, 16 pessoas ficaram feridas em Tel Aviv em um de seus ataques a Israel. Em resposta, Israel atingiu alvos houthis em vários ataques aéreos, inclusive na capital Sanaa, controlada pelos rebeldes.