VIOLÊNCIA

Ataque a tiros por homem de 40 anos deixa 22 mortos e dezenas de feridos nos Estados Unidos

Ataque ocorreu no estado norte-americano do Maine

Policia divulga imagem do suspeito armado em tiroteio nos Estados UnidosPolicia divulga imagem do suspeito armado em tiroteio nos Estados Unidos - Foto: Androscoggin County Sheriff's OfficeAFP

Vinte e duas pessoas morreram e "muitas mais" ficaram feridas na noite dessa quarta-feira (25) em um ataque a tiros no estado norte-americano do Maine. Segundo a polícia, o atirador está em fuga.

O conselheiro de Lewiston, Robert McCarthy, disse à rede de TV CNN que autoridades haviam confirmado "22 mortos e muito mais feridos" na cidade.

O ataque começou em uma pista de boliche, informou a rede de TV ABC News, que também reportou disparos em um bar e em um centro de distribuição da varejista Walmart.

A polícia do Maine identificou no Facebook o suposto atirador como Robert Card, 40, e o descreveu como "armado e perigoso".

O suspeito “segue em liberdade", assinalou a polícia do condado de Androscoggin, que divulgou fotos que mostram um homem branco armado com um fuzil semiautomático. A polícia pediu que qualquer pessoa que tivesse informações sobre a identidade do atirador entrasse em contato.

A polícia também divulgou uma foto de uma caminhonete branca e pediu ajuda à população para identificar o veículo. As forças de ordem “investigam dois eventos de atirador ativo", publicou no Facebook o departamento do xerife do Condado de Androscoggin.

Autoridades pediram que as lojas permaneçam fechadas enquanto as investigações estão em andamento. "O suspeito segue em liberdade", ressaltaram.

A governadora do Maine, Janet Mills, disse que estava "ciente e informada sobre um tiroteio em Lewiston". O presidente americano, Joe Biden, também foi informado.

Citando fontes policiais, a CNN reportou que pelo menos 50 ou 60 pessoas ficaram feridas na ação, mas não estava claro quantas delas haviam sido baleadas.

A polícia e as equipes de resgate chegaram à pista de boliche Sparetime Recreation por volta das 19h15 locais, em resposta a um atirador ativo, e receberam informações posteriores sobre outro ataque a tiros, no estabelecimento Schemengees Bar & Grille, segundo o Sun Journal.

Às 20h15, chegou a notícia de um novo ataque, em um centro de distribuição local do Walmart.

O congressista do Maine Jared Golden publicou no X, antigo Twitter: "Assim como todos os cidadãos do Maine, estou horrorizado com os acontecimentos desta noite em Lewison, meu local de nascimento. Estamos arrasados por aqueles que foram afetados."

Lewiston é a segunda cidade mais populosa do Maine e fica cerca de 50 km ao norte da maior cidade do estado, Portalnd.

Veja também

Novo presidente do Irã promete evitar que polícia da moralidade "incomode" mulheres
Irã

Novo presidente do Irã promete evitar que polícia da moralidade "incomode" mulheres

Líder do Hamas diz que grupo está preparado para "uma longa guerra de atrito" com Israel em Gaza
Guerra

Líder do Hamas diz que grupo está preparado para "uma longa guerra de atrito" com Israel em Gaza

Newsletter