Ataque armado em festa deixa seis mortos no México
Os eventos ocorreram quando os atiradores invadiram a celebração dos 15 anos de um jovem no município de Cajeme
Pelo menos seis pessoas morreram na madrugada desta sexta-feira (29) em Sonora, um estado no noroeste do México, durante um ataque armado ocorrido durante uma festa de uma menor, conforme relatado pela procuradoria regional.
De acordo com a mídia local, outras 26 pessoas morreram no ataque, que ocorre menos de duas semanas após 11 pessoas terem sido assassinadas a tiros durante uma celebração natalina no estado de Guanajuato, no centro do país.
Leia também
• Locais dois corpos de mineiros mortos em acidente no México em 2022
• México e EUA concordam em manter fronteiras abertas
• EUA e México relatam avanços na questão migratória após visita de Blinken
Os eventos ocorreram quando os atiradores invadiram a celebração dos 15 anos de um jovem no município de Cajeme e foram até o suposto "líder de um grupo criminoso" acusado de feminicídio, sequestro e associação criminosa, informou a procuradoria de Sonora em um comunicado.
“Este ataque resultou na morte dele e de outras cinco pessoas, além de ferir outras”, acrescentou sem fornecer mais detalhes.
Relatos da imprensa local indicaram que a maioria das pessoas na festa tinha entre 14 e 16 anos.
Os tiroteios em festas em municípios distantes foram recorrentes no México, onde desde 2006 foram registrados mais de 420 mil assassinatos, a maioria relacionados à luta contra o tráfico de drogas e ajustes de contas entre crimes, segundo o governo.
Em 17 de dezembro, brinquedos abriram fogo em uma festa de Natal que ocorreu no município de Salvatierra, Guanajuato, resultando em 11 mortos, com idades entre 16 e 36 anos.