Ataque russo a centro de ajuda humanitária na Ucrânia deixa sete mortos
Além das vítimas fatais, bombardeio deixou 13 feridos
Sete pessoas morreram na Ucrânia em um bombardeio russo a um centro de distribuição de ajuda humanitária em Orikhiv, na província de Zaporizhzhia (sul), de acordo com um novo balanço dos serviços de resgate desta segunda-feira (10).
"Os resgatistas tiraram dos escombros os corpos de três pessoas sem vida. O número de mortos passou para sete", anunciou o Serviço Ucraniano para Situações de Emergência no Telegram.
O último balanço divulgado pelo governador de Zaporizhzhia, Yuri Malashko, citado pela agência Interfax-Ucrânia, era de cinco mortos.
Em um comunicado, o procurador-geral ucraniano disse que o ataque aconteceu no domingo, por volta das 13h20 (7h20 em Brasília), e também feriu 13 pessoas.
De acordo com o Ministério do Interior da Ucrânia, o ataque teve como alvo uma universidade, "quando civis recebiam ajuda humanitária".
Leia também
• Bombas de fragmentação que EUA enviarão à Ucrânia foram usadas no Iraque e mataram até 8 mil civis
• Ministra da Ucrânia sugere autoria de Kiev em explosão de ponte na Crimeia
• Decisão dos EUA de fornecer bombas de fragmentação à Ucrânia é 'ato de desespero', diz Rússia
"Uma bomba aérea destruiu totalmente o edifício", disse o ministério no Telegram, explicando que prédios residenciais próximos e infraestruturas civis também foram danificadas.
Orikhiv, uma cidade que tinha cerca de 14.000 habitantes antes da guerra, está situada no oblast (província) de Zaporizhzhia, um dos quatro territórios ucranianos que a Rússia alega ter anexado em 2022, embora seus militares não os controlem totalmente.
A cidade fica perto da linha de frente, onde as forças ucranianas tentam retomar posições das forças russas desde o início de junho.