Logo Folha de Pernambuco

EUROPA

Ataque russo em Kiev provoca danos em várias representações diplomáticas

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, denunciou um "ataque odioso"

Um homem passa por carros destruídos após um ataque com mísseis em Kiev em 20 de dezembro de 2024Um homem passa por carros destruídos após um ataque com mísseis em Kiev em 20 de dezembro de 2024 - Foto: Roman Pilipey/AFP

Seis missões diplomáticas em Kiev, incluindo as de Portugal e da Argentina, foram danificadas nesta sexta-feira (20) em um ataque com mísseis russos contra o centro da capital ucraniana, informou o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia.

Segundo o ministério, as representações diplomáticas atingidas foram as da Albânia, Argentina, Macedônia do Norte, Palestina, Portugal e Montenegro.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, denunciou um "ataque odioso".

"Outro ataque atroz contra Kiev. Desta vez contra um edifício que abriga a embaixada portuguesa e outros serviços diplomáticos", escreveu Von der Leyen na rede social X.

O governo de Portugal condenou de maneira "veemente" os ataques e convocou o encarregado de negócios da Rússia em Lisboa para apresentar um "protesto formal".

"Como tem acontecido há várias noites, houve um ataque muito intenso da Federação Russa contra a cidade de Kiev e uma das explosões provocou danos materiais relativamente pequenos nas instalações diplomáticas de vários países, incluindo a embaixada portuguesa", declarou o ministro português das Relações Exteriores, Paulo Rangel.

"É absolutamente inaceitável que os ataques danifiquem ou atinjam instalações diplomáticas", destacou o chanceler.

Veja também

Newsletter