Logo Folha de Pernambuco

Guerra na Ucrânia

Ataque russo mata civis fugindo de Mariupol

"De acordo com uma avaliação inicial, há mortos", afirmaram autoridades locais

Pessoas são ajudadas a sair de um prédio danificado de um hospital infantil após um ataque aéreo russo na cidade de Mariupol, no sudeste do paísPessoas são ajudadas a sair de um prédio danificado de um hospital infantil após um ataque aéreo russo na cidade de Mariupol, no sudeste do país - Foto: Divulgação / National Police of Ukraine / AFP

Ataques russos nesta quarta-feira (16) contra civis que fugiam de Mariupol, uma cidade sitiada no sudeste da Ucrânia, deixaram "mortos" e feridos, incluindo uma criança gravemente ferida, anunciou o Exército ucraniano.

Um comboio de civis que saiu de Mariupol para Zaporizhzhia foi alvo de vários foguetes Grad por volta das 15h30 (10h30 de Brasília), informou o Exército no Telegram, postando uma foto de uma criança ferida e ensanguentada.

"De acordo com uma avaliação inicial, há mortos", acrescentou. 

Após uma série de fracassos, por falta de um cessar-fogo russo-ucraniano, as evacuações se aceleraram em Mariupol, enquanto neste porto estratégico os habitantes carecem de água e comida. 

Um bombardeio russo na semana passada a uma maternidade nesta cidade provocou clamor internacional.

O corredor humanitário usado por comboios de veículos liga Mariupol a Zaporizhzhia mais ao norte, via Berdiansk, cerca de 270 km por estrada.

Veja também

Morre Juan Arias Martínez, jornalista e escritor, aos 92 anos
Óbito

Morre Juan Arias Martínez, jornalista e escritor, aos 92 anos

"Doomscrolling": pessoas que veem conteúdo negativo por horas ficam mais deprimidas, diz estudo
CIÊNCIA

"Doomscrolling": pessoas que veem conteúdo negativo por horas ficam mais deprimidas, diz estudo

Newsletter