Logo Folha de Pernambuco

conflito

Ataque ucraniano contra estaleiro na Crimeia deixa 24 feridos

A área atingida é o porto de origem da frota russa do Mar Negro na península da Crimeia

Navios são atingidos por ataque ucranianoNavios são atingidos por ataque ucraniano - Foto: Alexander Kubrakov/Ministério de Infraestrutura da Ucrânia

Um ataque ucraniano com mísseis contra um estaleiro em Sebastopol, na península da Crimeia anexada pela Rússia, danificou dois navios em reparo e deixou 24 feridos, informaram as autoridades russas nesta quarta-feira (13).

"Esta noite, as forças ucranianas lançaram um ataque com dez mísseis de cruzeiro" contra um estaleiro em Sebastopol, informou o Ministério russo da Defesa no Telegram.

"Dois navios em reparo foram danificados" após serem atingidos por mísseis, acrescentou o ministério.

A defesa antiaérea derrubou sete mísseis de cruzeiro, segundo a mesma fonte.

Mais cedo nesta quarta-feira, o governador russo de Sebastopol, Mikhail Razvojayev, disse no Telegram que houve um incêndio em um estaleiro atacado e que os serviços competentes estavam trabalhando para extingui-lo.

"Após o ataque, segundo as primeiras informações, ao todo, 24 pessoas ficaram feridas", acrescentou Razvojayev.

"Quero agradecer a todos os pilotos da Força Aérea ucraniana pelo seu excelente trabalho nos confrontos", disse o comandante da Força Aérea da Ucrânia, Mykola Olechtchuk, em suas redes sociais.

Petro Poroshenko, que foi presidente do país entre 2014 e 2019, também parabenizou o ataque.

"Produtos roubados nunca levam ao sucesso. E devemos responder aos crimes cometidos", disse Poroshenko em um comunicado, sobre a fábrica naval que pertencia à Ucrânia até a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014.

Além disso, três drones navais tentaram atacar um grupo de navios da frota russa no Mar Negro, mas foram destruídos, informou o Ministério da Defesa em Moscou.

Sebastopol é o porto de origem da frota russa do Mar Negro na península da Crimeia. A região anexada é, frequentemente, alvo de ataques aéreos e navais de drones desde o lançamento da ofensiva contra a Ucrânia em fevereiro de 2022.

Veja também

Federação de Hotéis e Restaurantes de SP organiza boicote ao Carrefour
Mercado

Federação de Hotéis e Restaurantes de SP organiza boicote ao Carrefour

Vera Viel deixa de usar muletas em tratamento contra tumor e comemora: 'Fim de mais uma etapa'
Tumor

Vera Viel deixa de usar muletas em tratamento contra tumor e comemora: 'Fim de mais uma etapa'

Newsletter