Logo Folha de Pernambuco

AMÉRICA DO NORTE

Ataques a tiros deixam oito mortos nos EUA na véspera do feriado da Independência

Disparos deixaram cinco mortos na Filadélfia e outras três vítimas fatais em Fort Worth;

Feriado do Dia da Independência dos EUAFeriado do Dia da Independência dos EUA - Foto: Stefani Reynolds/AFP

Ao menos oito pessoas morreraram e outras 10 ficaram feridas em ataques a tiros nos Estados Unidos durante a noite desta segunda-feira (3), véspera do feriado de 4 de julho, quando se celebra a Independência norte-americana. Na Filadélfia, no estado da Pensilvânia, cinco pessoas morreram e duas crianças ficaram feridas. Em Fort Worth, no Texas, um tiroteio deixou três mortos e oito feridos.

O número de ataques a tiros ocorridos em 2023 nos Estados Unidos chegou a 348°, de acordo com Gun Violence Archive. Ocorrências do tipo sem mortos foram relatadas na Carolina do Norte, Michigan e Ohio ao longo desta terça-feira. O presidente Joe Biden se pronunciou sobre a onda de tiroteios por meio de um comunicado:

— Enquanto nossa nação celebra o Dia da Independência, oremos pelo dia em que nossas comunidades estejam livres da violência armada. Nos últimos dias, nossa nação sofreu mais uma vez uma onda de tiroteios trágicos e sem sentido em comunidades nos Estados Unidos — disse Biden.

A polícia texana disse ao The New York Times não ter ainda informações quanto a motivação por trás dos disparos e que segue investigando a ocorrência. Nenhuma pessoa foi presa até o momento.

— Fogos de artifício estavam sendo disparados, enquanto muitas pessoas tentavam fugir da área dos tiros. Foi difícil para eles navegar rapidamente pela área — disse capitão Shawn Murray, do Departamento de Polícia de Fort Worth.

As vítimas fatais na Filadélfia são todas homens, com idades entre 20 e 59 anos, informou Danielle Outlaw, comissária de polícia. Duas crianças, de dois e 11 anos, ficaram feridas.

A polícia anunciou a detenção do atirador, um homem de 40 anos que estava com um colete à prova de balas e armado com um rifle e uma pistola, perto do local do tiroteio no bairro de Kingsessing, afirmou Outlaw. Ainda segundo a polícia, o atirador fez os disparos aparentemente ao 'acaso'.

Veja também

MP da Venezuela abre investigação por "traição" contra María Corina Machado
Venezuela

MP da Venezuela abre investigação por "traição" contra María Corina Machado

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro
Trump

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro

Newsletter