Logo Folha de Pernambuco

NORUEGA

Árbitra de futebol fica 'à beira da morte' após ser atingida por uma bola no abdômen

Por conta do acidente, Ella Squires teve o baço rompido e sofreu hemorragia interna por 18 horas

Ella precisou receber diversas transfusões de sangue e foi submetida a uma cirurgiaElla precisou receber diversas transfusões de sangue e foi submetida a uma cirurgia - Foto: Go Found Me/Divulgação

Uma árbitra de futebol de 19 anos teve o seu baço rompido e sofreu uma hemorragia interna por 18 horas após ser atingida por uma bola durante o campeonato Copa da Noruega, realizado na cidade de Oslo.

"Foi a minha primeira participação no maior torneio de futebol juvenil do mundo e uma oportunidade de crescer ainda mais e me tornar um árbitro melhor. Tudo estava indo bem e eu estava tendo uma experiência incrível até um estranho acidente onde tudo se transformou em um completo pesadelo", escreveu Ella Squires, em um pedido de arrecadação de fundos no site GoFundMe.

Depois que a bola acertou sua região do seu abdômen, a inglesa conta que passou horas sentindo que estava prestes a desmaiar. Ao continuar se sentindo mal, foi levada ao pronto-socorro Oslo Syd Lokalmedisinske Senter.

No primeiro momento, os médicos acreditavam que ela havia fraturado apenas a costela. Contudo, a universitária desmaiou enquanto recebia cuidados na enfermaria. No local, chamaram uma ambulância para ela ser transferida e internada.

Ella precisou receber diversas transfusões de sangue e foi submetida a uma cirurgia.

Diagnóstico
“Ao chegar fui direto para a cirurgia de emergência onde realizaram ultrassonografia, tomografia computadorizada e raio-X que mostraram lesão esplênica grau 3 com hemoperitônio volumoso (hemorragia interna na cavidade peritoneal), pois eu estava sangrando há 18 horas por nesse momento foi realizada peritoneocentese, que drenou um total de aproximadamente 3 litros de sangue nas 24 horas seguintes. Isso resultou em várias transfusões de sangue (4 bolsas de sangue e 3 bolsas de plasma)", relata a jovem.

Ela também afirma que esta cirurgia feita após a descoberta da hemorragia foi o que salvou sua vida.

"Tive muita sorte na minha situação e tive a sorte de ter estado na maior unidade de trauma da Europa, onde se especializam em lesões do baço. Minha lesão foi algo novo para eles do ponto de vista dos danos que uma bola de futebol pode causar no abdômen e foi mais semelhante a um grande acidente de trânsito", conta.

Atualmente, Ella ainda está se recuperando e pretende voltar à posição de árbitra quando estiver melhor. Mas seu principal objetivo é arrecadar fundos para as instituições na Noruega que a ajudaram a escapar deste acidente com vida.

"A vida é curta e como quase descobri; pode ser tirado de você a qualquer momento", finalizou sua carta aberta.

Veja também

Newsletter