Logo Folha de Pernambuco

internacional

Atividade industrial nos EUA fecha 2023 em contração

Considera-se que a atividade se contrai quando o índice cai abaixo de 50%, o que tem ocorrido há mais de um ano

IndústriaIndústria - Foto: Jannon Ivergall Pixabay

A atividade industrial nos Estados Unidos encerrou o ano em queda, registrando em dezembro uma contração pelo 14º mês consecutivo, embora ligeiramente acima das expectativas, de acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira (3) pela federação profissional ISM.

O índice do Instituto de Gerenciamento e Abastecimento (ISM, na sigla em inglês) que mede essa atividade é, no entanto, superior ao registrado em novembro, com 47,4% no último mês de 2023 em comparação com 46,7% no mês anterior.

Considera-se que a atividade se contrai quando o índice cai abaixo de 50%, o que tem ocorrido há mais de um ano. Já um registro superior indica crescimento no setor.

O número de dezembro ficou ligeiramente acima das expectativas dos analistas, que esperavam uma elevação modesta, com um índice de 47,1%, segundo o consenso divulgado pela consultoria Briefing.com.

"O setor manufatureiro americano seguiu se contraindo, mas a um ritmo mais lento em dezembro em comparação com novembro. As empresas continuam administrando adequadamente sua produção, enquanto a demanda continua desacelerando", disse Timothy Flores, responsável pela pesquisa do ISM, citado na nota.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter