Logo Folha de Pernambuco

Assassinato

Ativista mexicana morre após ser queimada por um grupo de pessoas

Com queimaduras em mais de 90% do corpo, Padilla foi levada para um hospital em Guadalajara, onde morreu na terça-feira

Luz Raquel Padilla, de 35 anos, morreu na terça-feira depois de ter mais 90% queimadoLuz Raquel Padilla, de 35 anos, morreu na terça-feira depois de ter mais 90% queimado - Foto: Reprodução / Twitter

Uma defensora mexicana dos direitos das pessoas com deficiência morreu depois que indivíduos desconhecidos a queimaram no estado de Jalisco (oeste), informou a promotoria regional na quarta-feira. 

Luz Raquel Padilla, 35 anos, morreu na terça-feira devido à "gravidade dos ferimentos" causados por três homens e uma mulher que jogaram álcool nela e a incendiaram em um jardim público na cidade de Zapopan, disse o promotor Luis Joaquín Méndez, citando testemunhas. 

A ONU Mulheres México condenou na quarta-feira no Twitter o "assassinato da ativista", a quem a promotoria havia concedido medidas de proteção após denunciar ameaças de um vizinho

Anos atrás, Padilla também foi vítima de agressão de sua ex-companheira. O caso está sendo investigado como um possível feminicídio, disse a entidade judiciária, indicando que o vizinho foi chamado a depor. 

Mãe de uma criança autista, Padilla fazia parte do 'Eu cuido do México', uma organização de famílias com experiência em cuidar de pessoas com deficiência. Em suas redes sociais, a vítima denunciou alguns comportamentos do vizinho, como ouvir música alta, o que afetou a saúde do filho. 

Em 17 de maio, também postou no Twitter fotos de grafites ameaçadores nas paredes de sua casa. "Você vai morrer Lus (sic)" e "Eu vou te queimar viva", diziam as mensagens.

Com queimaduras em mais de 90% do corpo, Padilla foi levada para um hospital em Guadalajara, onde morreu na terça-feira. 

O filho ficou sob a custódia de sua avó, a quem o governo de Jalisco prometeu sustentar com pensão alimentícia, disse o promotor.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter