Logo Folha de Pernambuco

América Latina

Atraso na entrega de vacinas Sputnik V da Rússia gera incertezes na Argentina

Avião da Aerolíneas Argentinas que deveria partir para a Rússia no domingo para transportar o carregamento 'será reprogramado o mais rápido possível'

Doses da Sputnik V, da RússiaDoses da Sputnik V, da Rússia - Foto: Presidência da Argentina

A chegada de um carregamento de vacinas Sputnik V da Rússia para a Argentina previsto para esta semana foi adiado sem nova data, admitiu, nesta terça-feira (26), à AFP uma fonte do governo argentino.

"Ainda não", foi a resposta do porta-voz quando questionado se a partida do voo que deve retirar as doses do laboratório Gamaleya já foi reprogramada.

O avião da companhia aérea Aerolíneas Argentinas que deveria partir para a Rússia no domingo para transportar o carregamento "será reprogramado o mais rápido possível, uma vez que contemos com a confirmação de todos os atores que participam da rede logística que permite o traslado das vacinas", informou em sua conta do Twitter Pablo Ceriano, presidente da companhia.

Esta seria a terceira saída da Sputnik V, vacina que a Argentina começou a administrar desde 29 de dezembro.

A Argentina recebeu até o momento 600 mil doses das 19,4 milhões que a Rússia se comprometeu a entregar até o final de fevereiro. O acordo contempla a possibilidade de comprar mais cinco milhões.

O país sul-americano está em plena etapa de vacinação com a segunda dose em sua equipe de saúde, segundo o planejamento da campanha de vacinação voluntária que estebelce os maiores de 60 anos como prioridade para a próxima etapa.

O Ministério da Saúde não comunicou as razões do atraso.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter