Logo Folha de Pernambuco

Educação

Aulas presenciais retornam em escolas particulares em Pernambuco

Reportagem esteve no colégio Dom e verificou que apenas quatro estudantes acompanharam a atividade de forma presencial

Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

As aulas presenciais nas escolas particulares de Pernambuco voltaram nesta sexta (9). A reabertura das instituições de ensino para as turmas de 3º ano aconteceu após o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), desembargador Valdir Carvalho, suspender, na última quinta-feira (8), a liminar, acatada anteriormente pelo juiz da 12ª Vara do Trabalho do Recife, Hugo Cavalcanti Melo Filho, que impedia o retorno das atividades na rede privada. 

Folha de Pernambuco visitou algumas instituições de ensino da Região Metropolitana do Recife (RMR) para verificar como foi a retomada das atividades presenciais. No Colégio Damas, Marista São Luis, GGE e CBV, por exemplo, as aulas não retornaram. 

Já no Colégio Dom, Santa Maria, Fazer Crescer e Madre de Deus, o dia foi do chamado modelo híbrido de ensino, com aulas presenciais e online.

A reportagem esteve no Dom e verificou que apenas quatro estudantes acompanharam a atividade de forma presencial. A aula também era transmitida por vídeo chamada para os alunos que ficaram em casa.

“Quando veio a suspensão das aulas, em março, imaginamos que isso ia durar um mês, mas as coisas foram se prolongando. Em maio, quando o sindicato criou um protocolo inicial de retorno, os colégios começaram a se preparar. Em julho, nós já estávamos prontos, com as bancas mantendo a distância mínima de 1,5m, álcool em gel nas pias instaladas pela escola. Também ficamos vigilante no distanciamento fora da sala”, afirmou o diretor pedagógico do colégio Dom,  Arnaldo Mendonça. As aulas estão acontecendo com duração reduzida, de 50 para 35 minutos, com cinco minutos de intervalo entre cada atividade.

 

A partir da terça (13), estudantes do 2º ano do ensino médio poderão retornar e, no dia 20, os do 1º ano. O Governo de Pernambuco ainda não divulgou o cronograma para a volta das demais turmas da educação infantil e do ensino fundamental - em um decreto publicado no Diário Oficial, na última terça (6), foi ampliada a suspensão das aulas desses setores até 19 de outubro.

Veja também

Newsletter