Logo Folha de Pernambuco

Carnaval tradicional

Aurora dos Carnavais: desfile de blocos líricos embeleza o Centro do Recife com a tradição da folia

Desta vez, o evento homenageia Lêda Alves e Miriam Leite

Diversos grupos desfilaram no segundo dia do Aurora dos CarnavaisDiversos grupos desfilaram no segundo dia do Aurora dos Carnavais - Foto: Walli Fontenele/Folha de Pernambuco

O segundo e último dia do 25º Encontro de Blocos de Pau e Cordas – Aurora dos Carnavais consolidou o sucesso da inovação no formato, com um dia a mais. Pela primeira vez, o evento foi realizado no sábado e no domingo e atraiu dezenas de foliões para ver a tradição do Carnaval pernambucano, na Rua da Aurora, área central do Recife.

Tanto a organização quanto as pessoas que desfilam nos blocos aprovaram a ampliação. "Os blocos ficaram com mais tempo para cantar mais músicas e evoluir. Tivemos uma boa receptividade do público e eu acho que foi ótimo esse formato", afirmou uma das organizadoras, Wena Lúcia.

Integrantes do único bloco de Jaboatão dos Guararapes, o Flabelo do Amor, Joelma Evaristo e Tatá Monteiro estavam encantadas com mais uma apresentação, dessa vez com tempo maior, graças ao dia acrescentado. "Essa é uma festa que a gente ama. Então, quanto mais tempo para desfilar nós tivermos, melhor será", destacou Tatá Monteiro, que há seis anos desfila no Aurora dos Carnavais com o Flabelo.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

Já a presidente e fundadora do bloco, Joelma Evaristo, sempre desfila com o filho, Victor, de 10 anos, garantindo a continuidade do amor pelo Carnaval nas próximas gerações.

"Ele vem comigo desde o ventre e hoje em dia, quando não está na época do Carnaval, fica me perguntando quando será o próximo desfile. Eu participei do Aurora dos Carnavais durante 16 anos, pelo Bloco Flor da Lira, de Olinda. Há sete anos, venho com o Flabelo do Amor, de Jaboatão, e acho que com dois dias ficou mais tranquilo para a gente flabelar no palco, se apresentar e curtir essa festa", comemorou Joelma.

A cidade de Carpina, na Mata Norte, também esteve representada no Aurora dos Carnavais, com o bloco Flor de Tamarindo. "Estamos muito felizes em participar desse Carnaval raiz, trazer esse lirismo. Nosso bloco surgiu com o propósito de resgatar a tradição do Carnaval em Carina. É muito gratificante participar do Aurora dos Carnavais", comentou a presidente, Maria Aparecida.

Ao todo, 27 agremiações participaram do evento este ano, 13 no sábado e 14 ontem. Nesta edição, o desfile prestou homenagem a Lêda Alves, madrinha do Aurora dos Carnavais, e Miriam Leite, Dama dos Blocos de Pau e Cordas, ambas falecidas em 2023.

Veja também

MP da Venezuela abre investigação por "traição" contra María Corina Machado
Venezuela

MP da Venezuela abre investigação por "traição" contra María Corina Machado

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro
Trump

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro

Newsletter