Logo Folha de Pernambuco

INTERNACIONAL

Ausentes na Assembleia da ONU, Putin e Xi marcam bilateral em Pequim em outubro

Em meio a tensões com o Ocidente, líderes russo e chinês moldam agendas externas para reforçar oposição

Presidente da China, Xi Jinping, se encontra com par russo, Vladimir Putin, no Kremlin Presidente da China, Xi Jinping, se encontra com par russo, Vladimir Putin, no Kremlin  - Foto: Sergei Karpukhin/AFP

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou, nesta quarta-feira (20), que viajará à China em outubro, a convite do líder chinês, Xi Jinping. Em disputa aberta com o Ocidente em campos distintos, Moscou e Pequim moldaram suas agendas internacionais ao longo do mês para reforçar a oposição ao bloco liderado pelos EUA.

"Tive o prazer de aceitar o convite de Xi Jinping para visitar a China em outubro" disse Putin durante uma reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, segundo imagens transmitidas pela televisão estatal russa.

Tanto Putin quanto Xi evitaram os grandes encontros multilaterais com presença de Washington e seus principais aliados. Após se encontrarem na cúpula do Brics, na África do Sul, e ampliar o bloco com alguns rivais americanos, como o Irã, os líderes não-alinhados não compareceram nem ao G20, na Índia, e nem à Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

Ao passo que não compareciam ao encontro em Nova Délhi, Putin e Xi receberam em seus países alguns dos líderes mais questionados pelo Ocidente — Kim Jong-un e Nicolás Maduro, respectivamente. O encontro de Putin e Kim, sobretudo, foi marcado por um forte discurso anti-Ocidente.

Desde o início da guerra na Ucrânia, analistas têm apontado a tendência da Rússia se tornar cada vez mais dependente economicamente da China, uma das maiores economias do mundo que não avaliza as sanções e embargos impostos por Washington. Pouco antes da guerra estourar, Pequim e Moscou anunciaram uma "parceria sem limites" entre os dois países.

Moscou e Pequim têm defendido o reforço da sua cooperação econômica e militar. Em agosto, os dois países realizaram manobras navais conjuntas no Oceano Pacífico.

Veja também

Saúde anuncia acordo para garantir abastecimento de insulina no SUS
INSULINA

Saúde anuncia acordo para garantir abastecimento de insulina no SUS

Nos EUA, Trump escolhe veteranos do 1º governo para compor equipe econômica
EUA

Nos EUA, Trump escolhe veteranos do 1º governo para compor equipe econômica

Newsletter