Logo Folha de Pernambuco

Oceania

Austrália apela a moradores que busquem abrigo contra incêndios florestais

Cerca de 650 bombeiros estão combatendo os incêndios em 17 mil hectares

Bandeira da AustráliaBandeira da Austrália - Foto: Freepik

Autoridades estão apelando a moradores do estado de Victoria, no leste da Austrália, para que fujam ou procurem abrigo dos ventos quentes que alimentam grandes incêndios florestais na região.

Cerca de 650 bombeiros estão combatendo os incêndios em 17 mil hectares, segundo Jason Heffernan, chefe da brigada no estado.

Rajadas de vento de até 80 quilômetros por hora foram relatadas em East Gippsland, cerca de 250 quilômetros a leste de Melbourne.

Os serviços de emergência emitiram ordens de evacuação para nove bairros rurais, dizendo que os incêndios “ameaçam suas casas e vidas”.

As pessoas que ainda não saíram foram convidadas a procurar abrigo imediatamente, porque “é tarde demais para deixar a área com segurança”.

“Estamos enfrentando incêndios pontuais muito antes do incêndio principal, e os bombeiros estão fazendo o possível para tentar conter o fogo, mas é muito desafiador”, disse Heffernan, à TV pública australiana ABC.

“Está se revelando bastante difícil, com incêndios em propriedades privadas e em algumas plantações de pinheiros. As próximas horas serão um grande desafio para os bombeiros”, acrescentou.

Jason Heffernan disse, ainda, que há previsão de chuva para a tarde desta terça-feira, o que ajudaria no combate aos incêndios.

Em outros lugares, um incêndio florestal estava “fora de controle” em uma área da Ilha Flinders, na Tasmânia, segundo o serviço de emergência estadual, embora as chuvas recentes tenham retardado sua propagação.

Depois de vários anos chuvosos, os especialistas projetam que o próximo verão australiano trará a temporada de incêndios florestais mais intensa desde 2019-2020.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter