Logo Folha de Pernambuco

austrália

Austrália apresenta maior reforma militar em décadas

Os estrategistas militares australianos observam com suspeita a ascensão militar da China

Austrália apresenta maior reforma militar em décadasAustrália apresenta maior reforma militar em décadas - Foto: Jay Cronan / AUSTRALIAN DEPARTMENT OF DEFENCE / AFP

A Austrália apresentou nesta segunda-feira (24) o projeto de maior reforma militar do país em décadas, que concentra a gestão de suas Forças Armadas em dissuadir a chegada de potenciais rivais a suas costas.

Ao destacar um futuro no qual a Austrália terá uma capacidade de ataque de maior alcance, o ministro da Defesa Richard Marles disse que a estratégia em vigor, focada no território, "não é mais adequada para seu propósito".

Diante de uma China mais combativa, ele disse que a Austrália se concentrará a partir de agora em dissuadir os inimigos antes que eles cheguem a sua costa, seja por mar, ar ou pela internet.

"Hoje, pela primeira vez em 35 anos, estamos reorientando a missão das Forças de Defesa Australianas", declarou Marles.

A revisão estratégica do ministério da Defesa indica que o fortalecimento militar da China é o maior e mais ambicioso de qualquer país desde a Segunda Guerra Mundial.

"Este fortalecimento é feito sem transparência ou garantias à região do Indo-Pacífico sobre as intenções estratégicas da China", afirma o documento australiano ao comentar o cenário na região Ásia-Pacífico.

"A reivindicação chinesa de soberania sobre o Mar da China Meridional ameaça a ordem mundial baseada em regras no Indo-Pacífico, de uma forma que impacta negativamente os interesses nacionais da Austrália", acrescenta.

A Austrália já havia anunciado o desenvolvimento de submarinos de propulsão nuclear e suas Forças Armadas devem adquirir mísseis de longo alcance que podem ser lançados do ar e a partir do solo.

Os estrategistas militares australianos observam com suspeita a ascensão militar da China e temem que as grandes capacidades de Pequim possam isolar a Austrália de seus parceiros comerciais e das cadeias de suprimentos globais.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter