Mundo

Austrália pede a Mianmar para libertar economista detido por militares

Turnell, um professor australiano de economia, trabalhava como conselheiro da líder civil Aung San Suu Kyi quando foi detido em fevereiro de 2021, dias depois do golpe militar nesse país

Myanmar Myanmar  - Foto: STR / AFP

A ministra australiana das Relações Exteriores exigiu neste domingo (6) a "libertação imediata" do economista Sean Turnell, detido pela junta militar de Mianmar há um ano.

Turnell, um professor australiano de economia, trabalhava como conselheiro da líder civil Aung San Suu Kyi quando foi detido em fevereiro de 2021, dias depois do golpe militar nesse país.

Foi acusado de violar as leis de segredos oficiais e corre o risco de uma pena máxima de 14 anos de prisão caso seja declarado culpado.
 

"A detenção do professor Turnell é injusta e rejeitamos as acusações contra ele", declarou a ministra australiana Marise Payne em um comunicado.

"Mais uma vez pedimos a libertação imediata do professor Turnell", acrescentou.

O golpe motivou protestos maciços e uma violenta repressão militar, com mais de 1.500 civis mortos e quase 12.000 detidos até 4 de fevereiro, segundo um grupo local de monitoramento.

Grupos de direitos humanos expressaram sua preocupação pelo caso contra Turnell, especialmente depois de a embaixada australiana ter o acesso negado à sua audiência jurídica em setembro.

Turnell estava em uma entrevista telefônica com a BBC quando foi detido após o golpe.

Veja também

O fim do "Zé Gotinha": a partir de novembro, imunização contra a Poliomelite passa a ser injetável
SAÚDE

O fim do "Zé Gotinha": a partir de novembro, imunização contra a Poliomelite passa a ser injetável

Escola Eleva Recife lança programa de bolsa de estudos para alunos do ensino médio
OPORTUNIDADE

Escola Eleva Recife lança programa de bolsa de estudos para alunos do ensino médio

Newsletter