Logo Folha de Pernambuco

AUSTRÁLIA

Australianas processam mineradoras Rio Tinto e BHP por discriminação e assédio sexual

BHP e Rio Tinto não comentaram especificamente o conteúdo dos processos

Bandeira da AustráliaBandeira da Austrália - Foto: Hugo Heimendinger/Pexels

Um grupo de australianas iniciou um processo contra as empresas Rio Tinto e BHP por discriminação e assédio sexual generalizados quando trabalhavam nas gigantes do setor de mineração.

Dois casos separados foram apresentados na quarta-feira (11) em um tribunal australiano em representação das mulheres, que trabalharam nos últimos 20 anos para as mineradoras.

"As ações judiciais darão voz a estas mulheres, incluindo muitas que estavam com medo de falar pelo receio de perder o emprego ou de enfrentar represálias no trabalho", disse o advogado Joshua Aylward.

"Ouvimos denúncias de todo tipo, desde toques indesejados e assédio sexual até estupros, violência e ameaças físicas, assim como discriminação por gênero ou por gravidez", afirmou.

BHP e Rio Tinto não comentaram especificamente o conteúdo dos processos.

A principal demandante contra a empresa anglo-australiana Rio Tinto disse que recebeu "mensagens não solicitadas, vídeos e fotos de conteúdo sexual explícito" quando trabalhava como guarda de segurança.

A mulher, que pediu para não ter a identidade revelada por medo de represálias, disse que não recebeu promoções na carreira depois que reclamou do assédio.

A principal demandante no caso contra a mineradora australiana BHP, que também pediu anonimato, afirma que foi submetida a uma torrente de mensagens sexuais e depreciativas.

Um porta-voz da BHP comentou que na empresa "não há lugar" para assédio sexual.

"Estamos comprometidos a fornecer um ambiente de trabalho seguro e respeitoso para todos. Lamentamos profundamente e pedimos desculpas sem reservas a qualquer pessoa que tenha sofrido alguma forma de assédio na BHP", afirmou a empresa à AFP.

A Rio Tinto declarou ao canal de televisão ABC que não tolera "qualquer forma de assédio sexual ou assédio baseado em sexo".

Veja também

Homem agride professor ao saber que filha foi reprovada e gera revolta de outros pais
RIO DE JANEIRO

Homem agride professor ao saber que filha foi reprovada e gera revolta de outros pais

Venezuela divulga imagens de principal presa política do país horas antes de libertar manifestantes
AMÉRICA DO SUL

Venezuela divulga imagens de principal presa política do país horas antes de libertar manifestantes

Newsletter