VENEZUELA

Autoridade da igreja Católica da Venezuela critica Natal antecipado de Maduro

Em 2020, ele anunciou o início da festa no dia 15 de outubro como uma manobra para desviar a atenção pública dos graves problemas que o país enfrentava durante a pandemia

Natal antecipado de Maduro Natal antecipado de Maduro  - Foto: Vincenzo Pinto / AFP

Durante uma apresentação no canal oficialista Globo Visión, o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou a antecipação do Natal no país para o dia 1º de outubro. O movimento foi visto como uma distração para o momento de pressão internacional por conta do contestado resultado da eleição presidencial venezuelana de 28 de julho, e agora os principais representantes da Igreja Católica no país se posicionaram contra a decisão.

"Para nos prepararmos para o Natal, a liturgia oferece-nos o tempo do Advento, que este ano começa no dia 1º de dezembro. Estas celebrações são acompanhadas pelas tradicionais festas de Natal e missas de bónus de Natal. O Natal é uma celebração universal. A forma e o momento da sua celebração são da responsabilidade da autoridade eclesiástica. Este feriado não deve ser usado para propaganda ou fins políticos específicos", disse a Conferência episcopal da Venezuela em publicação nas redes.

 

O anúncio também aconteceu horas depois de a Justiça acatar um pedido do Ministério Público e expedir uma ordem de prisão contra o candidato opositor Edmundo González Urrutia, depois de ele ignorar três intimações para depor.

Por que Nicolás Maduro decidiu antecipar o Natal na Venezuela?
"É setembro e já cheira a Natal, e por isso este ano, em homenagem ao povo combativo, em agradecimento a vocês, vou decretar o Natal para o dia 1º de outubro; chegou o Natal com paz, felicidade e segurança", disse o mandatário diante dos espectadores que o aplaudiam. "O Natal começa em 1º de outubro."

Esta não é a primeira vez que Maduro decreta a antecipação do Natal na Venezuela. Em 2020, ele anunciou o início da festa em 15 de outubro como uma manobra para desviar a atenção pública dos graves problemas que o país enfrentava durante a pandemia. No ano seguinte, nas redes sociais, comunicou a chegada antecipada do Natal ao Palácio de Miraflores no dia 4 de outubro. Maduro mostrou em um vídeo no X a decoração de luzes, árvores e enfeites de Natal no Palácio de Miraflores.

"Chegou o Natal começando em outubro", disse o ditador acompanhado de sua esposa, Cilia Flores. "Na Venezuela, vamos ter um Natal feliz, brilhante, cheio de luzes e cores", concluiu Maduro ao finalizar o vídeo postado nas redes sociais.

Veja também

Três estados americanos fecham praias após surgimento de agulhas de seringa
ESTADOS UNIDOS

Três estados americanos fecham praias após surgimento de agulhas de seringa

Saiba quais são os cuidados que devemos ter para evitar acidentes enquanto passeamos com cães
COMPORTAMENTO

Saiba quais são os cuidados que devemos ter para evitar acidentes enquanto passeamos com cães

Newsletter