Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Auxiliares e técnicos de enfermagem fazem paralisação e protesto por pagamento de salário

Segundo profissionais, Governo do Estado não repassou às Organizações Sociais a verba referente às remunerações de dezembro.

Auxiliares e técnicos de enfermagem fizeram ato em frente ao Imip nesta terça-feira (11)Auxiliares e técnicos de enfermagem fizeram ato em frente ao Imip nesta terça-feira (11) - Foto: Cortesia/Satenpe

Auxiliares e técnicos de enfermagem que atuam como terceirizados em Organizações Sociais (OSs) ligadas ao serviço de saúde do Estado deram início, nesta terça-feira (11), a uma paralisação, por tempo indeterminado, de 50% da categoria. Os profissionais alegam que o salário de dezembro está em atraso porque o Governo do Estado ainda não repassou a verba das remunerações às empresas.

A mobilização está sendo organizada pelo Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Pernambuco (Satenpe), que representa cerca de 40 mil trabalhadores.

Além da paralisação, foi realizado, durante a tarde, um ato em frente ao Instituto de Medicina Integral Professor Antônio Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos, na área central do Recife. A paralisação atinge ainda os hospitais Tricentenário e do Câncer, no Recife; Mestre Vitalino e São Sebastião, em Caruaru; e João Murilo, em Vitória de Santo Antão.

Na noite desta terça, a entidade informou que os salários dos profissionais que trabalham no Imip foram pagos. Por isso, os atendimentos na unidade serão normalizados e os protestos da categoria seguem, na quarta (12), a partir das 7h, na entrada do Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), na avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro.

Segundo o presidente do Satenpe, Francis Herbert, os profissionais permanecem em esquema de revezamento, no qual metade das equipes atende à população enquanto a outra metade para as atividades.

“Nós já estávamos convocando para uma paralisação porque não tivemos reajuste na rede privada em 2022. E agora, para completar, por falta de repasse do Governo para a filantropia e as OSs, eles não pagaram o salário de dezembro. Não é justo com esses trabalhadores, que trabalham diuturnamente e estão passando por necessidades”, afirma.

A Folha de Pernambuco procurou a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) para saber quando o repasse da verba será realizado, mas, até a publicação da matéria, não obteve retorno.
 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter