Avenida Visconde de Jequitinhonha, no Recife, ganha faixa exclusiva para ônibus
Instalação da faixa beneficiará cerca de 65 mil pessoas que usam o transporte público e passam todos os dias pela avenida
A Avenida Visconde de Jequitinhonha, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, ganhou 2,2 quilômetros de Faixa Azul, exclusiva para ônibus, no trecho entre a rua Capitão Zuzinha e a avenida Armindo Moura.
A instalação da faixa beneficiará cerca de 65 mil pessoas que usam o transporte público e passam todos os dias pela avenida.
Esse novo trecho na Visconde de Jequitinhonha vai ser uma continuidade dos seis quilômetros de Faixa Azul já existentes no corredor centro-sul, nas avenidas Herculano Bandeira e Domingos Ferreira.
Leia também
• Recife confirma primeira morte por chikungunya em 2021; é a segunda por arbovirose na cidade
• Prefeitura do Recife cria comissão para preparação do Carnaval 2022
• Agamenon ganha fiscalização eletrônica para coibir carros na faixa de ônibus
“Com isso, o tempo de deslocamento é reduzido. É nossa obrigação priorizar o transporte público e fazer com que ele possa melhorar a cada dia”, defendeu o prefeito do Recife, João Campos, que foi vistoriar a implementação da obra.
Ao todo, o Recife possui 67 quilômetros de corredores exclusivos, sendo 45 quilômetros implantados desde 2013 com o Projeto Faixa Azul, que já beneficia mais de 1 milhão de passageiros de ônibus todos os dias.
Diariamente, 48 mil pessoas circulam em carros particulares na avenida Visconde de Jequitinhonha, o que representa menos que os passageiros de ônibus, que somam 65 mil diariamente.
“A Faixa Azul é pensada para priorizar o coletivo sobre o individual, como o Código de Trânsito direciona. Então pensamos nessas pessoas que têm a rotina de usar os ônibus e precisam sair dos grandes engarrafamentos para ter mais qualidade de vida ao reduzir o tempo de viagem”, explica a presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife(CTTU), Taciana Ferreira.
Na Faixa Azul das avenidas Herculano Bandeira e Domingos Ferreira, por exemplo, houve um ganho de 118% na velocidade dos transportes coletivos e, na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, o equipamento garantiu mais 66% na velocidade desses veículos.