Viral

Avião arremete no Espírito Santo por causa de caranguejo na pista de aeroporto

Aeroporto fica em área de manguezal, em Vitória

Caranguejo Uçá Caranguejo Uçá  - Foto: Divulgação / CPRH

Um caranguejo na pista do Aeroporto de Vitória obrigou o comandante de um voo da Gol a arremeter a aeronave, na noite da última segunda-feira (20).

Vídeo que circula nas redes sociais mostra comunicado do piloto aos passageiros:

"Boa noite, senhoras e senhores passageiros, é o comandante falando. Infelizmente, não foi possível o nosso pouso em Vitória. Acredite se quiser, a aeronave que pousou um pouco a nossa frente reportou uma quantidade absurda de caranguejos na pista [risos], acredite se quiser", disse.

O comandante também afirmou que a torre de controle obrigou a aeronave a arremeter para que equipe do aeroporto pudesse fazer uma vistoria na pista e recolhesse os crustáceos. Arremeter é o processo de interromper a aproximação da aeronave quando ela está prestes a pousar.

"Então daqui a 10 a 15 minutos receberemos autorização para prosseguir no pouso em Vitória. Peço desculpas pelo contratempo, mas motivo alheio à vontade de todos da tripulação. Espero contar com a sua compreensão", afirmou o comandante.

Em nota, a Zurich Airport Brasil, empresa que administra o terminal aéreo capixaba, informou que, na verdade, apenas um caranguejo estava na pista. A equipe de fauna foi acionada. 

Em entrevista ao g1 ES, o biólogo Marcelo Tavares explicou que, como o aeroporto fica em uma área de manguezal, não é incomum a presença de caranguejos no local. 

"Ali na região do aeroporto tem o mangue, né? Na verdade, o mangue está entre o aeroporto e a praia e uma parte dos copos de água ali entra dentro da área do aeroporto. Então ali é pra ter caranguejo também", disse o biólogo.
 

Veja também

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África
vacinas

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade
obesidade

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade

Newsletter