Avião com 303 indianos a bordo é bloqueado na França por suspeita de "tráfico de pessoas"
Airbus A340 foi imobilizado em aeroporto de Paris depois que as autoridades receberam uma denúncia anônima
Um avião com 303 passageiros de nacionalidade indiana, que viajava dos Emirados Árabes Unidos para a Nicarágua, está bloqueado desde a quinta-feira (21) em um aeroporto a 150 quilômetros de Paris por suspeitas de "tráfico de pessoas", anunciou o Ministério Público francês.
O Airbus A340, vindo dos Emirados Árabes Unidos, foi imobilizado na pista do aeroporto de Vatry depois que as autoridades receberam "uma denúncia anônima" de que o avião transportava passageiros indianos que poderiam "ser vítimas de tráfico de pessoas", informou o órgão à AFP.
Leia também
• O lento desfile da ajuda humanitária às portas de Gaza
• Ex-presidente do Suriname vai pedir indulto após ratificação da pena de prisão
• Morre Nobel de economia Robert Solow, aos 99 anos
Na noite desta sexta-feira (22), dois passageiros foram presos, informou a mesma fonte, acrescentando que a investigação busca "verificar se existem indícios que respaldem as suspeitas".
A polícia e a guarda civil realizaram "controles de identidade nos 303 passageiros e na tripulação" e também estão realizando "interrogatórios e verificando as condições e os propósitos do transporte dos passageiros", declarou o Ministério.
Uma fonte próxima à investigação indicou que os passageiros, provavelmente trabalhadores indianos nos Emirados, tinham como objetivo viajar a um país da América Central para depois seguir em direção ao norte e chegar ilegalmente aos Estados Unidos ou Canadá. Um cordão policial bloqueou o acesso ao aeroporto, e uma fileira de lonas brancas ocultava a janela da sala de desembarque em frente ao terminal.
"Nada a reprovar"
Segundo uma fonte próxima ao caso, havia menores entre os passageiros do voo da companhia aérea romena Legend Airlines. - A companhia considera que não tem nada a reprovar, que não cometeu nenhuma infração e está à disposição das autoridades francesas -, afirmou Liliana Bakayoko, que se apresentou como advogada da Legend Airlines.
A proteção civil do departamento indicou à AFP que montou camas e chuveiros no aeroporto e que mobilizou uma dezena de voluntários para acompanhar os passageiros. As autoridades informaram que os passageiros irão passar a noite desta sexta-feira para sábado no aeroporto.
"Acesso consular"
- A equipe da embaixada obteve acesso consular. Estamos estudando a situação e zelando pelo bem-estar dos passageiros -, declarou a embaixada da Índia na França na rede social X, antigo Twitter.
A lei francesa estabelece que, se um estrangeiro chegar à França de avião e for impedido de embarcar para o seu país de destino, pode ser retido na zona de espera por até quatro dias. Esse período pode ser prorrogado por oito dias por um juiz e mais oito dias em circunstâncias excepcionais. Dependendo dos recursos apresentados, a permanência máxima na zona de espera é de 26 dias.
O tráfico de pessoas é um crime punido com uma pena de 20 anos de prisão e multa de 3 milhões de euros (cerca de R$ 16 milhões, na cotação atual). De acordo com o site especializado Flightradar, a Legend Airlines é uma pequena companhia que possui uma frota de quatro aviões, incluindo dois A340-313.
O pequeno aeroporto de Vatry, cerca de 150 km a leste de Paris, recebeu cerca de 62.000 passageiros em 2022, principalmente em voos de companhias de baixo custo, segundo a União de Aeroportos Franceses.