Logo Folha de Pernambuco

BRASIL

Avião da FAB: saiba como é o cargueiro "mais rápido e moderno do mundo"

KC-390 Millennium foi equipado com sistema que projeta até 12 mil litros d'água pela lateral do avião. Aeronave já foi usada em missões humanitárias no RS, Haiti, Líbano e outros

KC-390 Millennium: cargueiro da FAB ajuda a combater incêndio no Pantanal KC-390 Millennium: cargueiro da FAB ajuda a combater incêndio no Pantanal  - Foto: Divulgação / FAB

A força-tarefa de combate à quantidade histórica de focos de incêndio no Pantanal recebeu um reforço de peso. Trata-se do avião KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira, considerado o cargueiro mais rápido e moderno do mundo.

A aeronave chegou a Corumbá, no Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira. Ela já foi usada em diversas missões humanitárias dentro e fora do Brasil, mas esta será a primeira vez, segundo a FAB, que será utilizada para uma missão real de combate a incêndio.

Recentemente, o C-390 Millenium foi usado no apoio à catástrofe das chuvas no Rio Grande do Sul, para envio de doações e equipamentos, como bombas de drenagem. Em fevereiro deste ano, chegou inclusive a participar de uma força-tarefa de ajuda contra queimadas florestais na Colômbia, mas apenas levando um equipamento para ser acoplado a uma aeronave colombiana.

 

Antes, a aeronave brasileira já havia participado de missões humanitárias em países como Haiti e Líbano, além de importantes carregamentos pelo Brasil durante a Covid-19. O avião também foi o primeiro a lançar cargas à Estação Comandante Ferraz, na Antártida.

— O avião tem capacidade de 12 mil litros de água por abastecimento e é a primeira vez que é usado no Pantanal, além das sete aeronaves já usadas no combate — disse a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, nesta sexta-feira.

A FAB explicou que a aeronave foi equipada com um Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS, do inglês Modular Airborne Fire Fighting System), que fornece ao avião a funcionalidade necessária para realizar a ação de combate a incêndio em voo de forma segura.

O equipamento instalado ao KC-390 projeta água pela porta lateral na fuselagem, permitindo manter o interior da aeronave pressurizada, ou seja, sem comprometer seu desempenho. Entre as principais características do sistema MAFFS II, estão o baixo custo de manutenção, rápida configuração e flexibilidade multimissão, podendo ser utilizado no combate a incêndios, derramamento de produtos químicos, contaminação nuclear, radiológica e biológica, entre outros.

O equipamento conta com um tubo que projeta água pela porta traseira esquerda do avião, podendo descarregar até 3 mil galões — aproximadamente 12 mil litros — de água em áreas de incêndios, com ou sem retardante de fogo, conforme o critério de nível de cobertura padrão do solo e em diversos tipos de terrenos. Este sistema oferece maior precisão, aumentando significativamente a eficácia das operações de combate a incêndios. Tudo isso é realizado levando em conta as adversidades da operação, que requer um voo a baixa altitude, baixa velocidade e em elevadas temperaturas. Dessa forma, é possível manter a aeronave pressurizada, ou seja, sem comprometer a performance do KC-390.

— Muito importante e imprescindível este apoio aéreo, porque vamos conseguir fazer lançamento em grande quantidade de água em áreas de difícil acesso — declarou o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira.

Desde o início das operações, em 2 de abril de 2024, mais de 400 bombeiros militares foram mobilizados, além de sete aeronaves, incluindo helicópteros e aeronaves Air Tractor, que são aviões com capacidade de transportar água para ser usada no combate aos incêndios.

Desenvolvido a pedido da FAB, o KC-390 é uma aeronave multimissão de transporte e reabastecimento em voo, projetado para substituir a frota brasileira do avião norte-americano Hércules C-130. O KC-390 pode transportar 80 soldados plenamente equipados, 66 paraquedistas ou 74 macas em configuração de evacuação aeromédica. A capacidade máxima de carga é 26 toneladas.

O cargueiro brasileiro, fabricado pela Embraer, está na lista de produtos de defesa exportados pelo Brasil, e já foi adquirido pela Hungria, Portugal e Coreia do Sul.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter