Aviões israelenses bombardeiam universidade de Gaza ligada ao Hamas; vídeo
Ataque foi presenciado pela agência AFP e confirmado pelas Forças de Defesa de Israel nas redes sociais
Aviões israelenses bombardearam nesta quarta-feira a Universidade Islâmica da Faixa de Gaza. A instituição acadêmica é ligada ao grupo terrorista Hamas, que no último sábado lançou uma ofensiva contra Israel, dando início a um conflito militar com mais de mil mortos até o momento.
Leia também
• Entenda o serviço militar em Israel, que está recrutando até quem mora no Brasil
• O que é um Kibutz? Entenda o funcionamento da estrutura rural de Israel
• Segunda aeronave com brasileiros em Israel está a caminho do Brasil
As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) confirmaram o ataque pelas redes sociais. "Há pouco tempo, as IDF atacaram um importante centro operacional, político e militar do Hamas em Gaza – a Universidade Islâmica", escreveu o perfil. Ainda segundo a postagem, a universidade seria um "campo de treino para desenvolvimento de armas e inteligência militar". Veja abaixo um vídeo do ataque:
Hamas transformed an institute of knowledge into an institute of destruction.
— Israel Defense Forces (@IDF) October 11, 2023
A short while ago, the IDF struck an important Hamas operational, political and military center in Gaza—the Islamic University.
Hamas transformed a university into a training camp for weapons… pic.twitter.com/pWKxR8Dhmd
— O intenso bombardeio aéreo destruiu completamente alguns edifícios da Universidade Islâmica —, disse à AFP Ahmed Orabi, funcionário do centro.
— Ninguém pode entrar por causa dos incêndios, pedras e escombros espalhados pelas ruas que cercam a universidade —, disse ele.
Espessas nuvens de poeira subiram ao céu enquanto os edifícios desabavam, observou o correspondente da AFP.
A Universidade Islâmica é ligada ao movimento islâmico Hamas, que governa o enclave palestino. Israel continua a sua ofensiva aérea massiva contra a Faixa de Gaza, quatro dias depois de o Hamas ter lançado um ataque surpresa a partir do enclave palestiniano.