Desmatamento

'Aviso aos ladrões de madeira: o jogo só termina quando acaba', diz delegado que denunciou Salles

Alexandre Saraiva usou suas redes sociais para escrever o recado após a juíza do Amazonas mandar a Polícia Federal devolver parte de madeira apreendida

Delegado da Polícia Federal, Alexandre SaraivaDelegado da Polícia Federal, Alexandre Saraiva - Foto: Reprodução

Alexandre Saraiva, delegado da Polícia Federal denunciou o ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente), publicou um recado nas redes sociais.

"Aviso aos ladrões de terras e madeira: o jogo só termina quando acaba. Sentenças são sujeitas a recursos", escreveu na noite desta quarta quarta (5).

Como mostrou o jornal Folha de S.Paulo, a juíza federal Mara Elisa Andrade, do Amazonas, mandou a Polícia Federal devolver volumes de madeiras apreendidas na operação que vem gerando atrito entre o Saraiva e Ricardo Salles.

Enquanto chefe da superintendência da PF no Amazonas, Saraiva encaminhou ao Supremo Tribunal Federal uma notícia-crime em que pede investigação das condutas de Salles (Meio Ambiente) e do senador Telmário Mota (Pros-RR) por atrapalhar medidas de fiscalização.

Na notícia-crime, Saraiva faz referência à maior apreensão de madeira da história do Brasil. No documento, o policial diz que Salles dificulta fiscalização ambiental e patrocina interesses privados.

Saraiva cita haver indícios de dois crimes: advocacia administrativa e impedir ou embaraçar investigação de infração penal que envolva organização criminosa.

PF e Salles estão em atrito desde o dia que o ministro decidiu visitar o local de apreensão da madeira, no Pará. No local, ele fez uma espécie de verificação da operação e voltou uma semana depois, quando participou de um encontro com proprietários do material.

Saraiva foi trocado da chefia da PF do Amazonas há duas semanas, por decisão do novo diretor-geral do órgão Paulo Maiurino, em meio ao conflito com o titular do Meio Ambiente.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter