Logo Folha de Pernambuco

Pernambuco

Baixa procura de jovens com menos de 30 anos por vacina e aumento de internações preocupa governo

Secretário estadual de Saúde, André LongoSecretário estadual de Saúde, André Longo - Foto: Hélia Scheppa/SEI

O secretário estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou estar preocupado com a baixa procura pela vacina contra a Covid-19 entre os jovens pernambucanos com menos de 30 anos. 

A declaração do gestor foi dada em coletiva de imprensa nessa quinta-feira (5), em que o governo anunciou novas flexibilizações do Plano de Convivência com a Covid-19, como a ampliação do horário de todas as atividades até meia-noite.

"Tem nos preocupado especialmente informações de uma baixa procura pela vacina entre os menores de 30 anos. Queremos lembrar mais uma vez que o jovem não é imune ao vírus e temos visto crescer o número de pessoas de 20 a 29 anos de forma proporcional internadas ao ano passado internadas em leito de UTI", ponderou Longo.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) indicam que, no fim de julho de 2020, o percentual de jovens de 20 a 29 anos internados em leitos de UTI para Covid-19 representava 1,1% do total. Em números absolutos, eram cinco internados nesta faixa etária de um total de 436.

Na última semana de julho deste ano, esse grupo corresponde a 4,4% dos pacientes internados em vagas de terapia intensiva na rede pública. Dos 337 leitos ocupados, 15 são com jovens de 20 a 29 anos.

Alguns municípios pernambucanos já vacinam adultos jovens com menos de 30 anos. O Recife, por exemplo, ampliou a campanha de imunização esta semana para pessoas a partir de 23 anos. 

Em Olinda e Jaboatão dos Guararapes, ambas na Região Metropolitana do Recife, a vacinação está liberada para a população com 27 anos ou mais.

De acordo com André Longo, atualmente, a rede pública de saúde tem 590 pacientes internados em leitos de unidade de terapia intensiva, menor patamar registrado em 2021 e o mais baixo desde o final de outubro do ano passado.

O secretário reforçou ainda que os indicadores positivos que permite avanços no Plano de Convivência são fruto e esforço coletivo que não pode ser colocado em risco pelo descuido e pela falta do senso de coletividade.

"Enquanto o vírus continuar circulando em nosso Estado, teremos que manter os cuidados para evitar o contágio. Se não quisermos enfrentar uma nova onda com aumento nos casos graves e nas mortes, que vão impor a necessidade de novas restrições, precisamos reforçar as medidas de prevenção", frisou o secretário.

Veja também

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

Newsletter