Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

Baleia é libertada na Baía de Sydney, após 22 horas presa a cordas e boias; veja vídeo

Baleia jubarte já figurou na lista de espécies à beira da extinção

Baleia jubarte ficou presa a um emaranhado de cordas enquanto nadava na Baía de Sydney Baleia jubarte ficou presa a um emaranhado de cordas enquanto nadava na Baía de Sydney  - Foto: Reprodução / redes sociais

Uma jovem baleia jubarte foi libertada, nesta sexta-feira, depois de ter ficado presa entre cordas e boias durante 22 horas na Baía de Sydney, na Austrália.

Equipes de emergência na maior cidade australiana receberam uma ligação na tarde de quinta-feira, informando que o animal estava emaranhado.

Ao amanhecer, equipes de resgate começaram a seguir a baleia em um barco inflável e usaram equipamentos especializados para conter o mamífero enquanto cortavam as cordas que o prendiam.

 

Pouco antes do meio-dia de sexta-feira, 22 horas depois de ficar presa, a baleia foi libertada e pôde retornar ao mar aberto.

Jessica Fox, da Organização de Pesquisa e Resgate de Cetáceos da Austrália, disse que a operação foi “incrível” e observou que é “muito raro ter uma baleia presa no porto de Sydney”.

Durante décadas, a caça à baleia jubarte levou essa espécie à beira da extinção, até que leis internacionais foram aprovadas para protegê-la.

A população de baleias nas águas australianas, que antes caía para cerca de 1.500 indivíduos, é agora de cerca de 40 mil, e o cetáceo foi retirado da lista de espécies ameaçadas.

Veja também

Newsletter