Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

Bancos multilaterais anunciam ajuda a Guatemala, Honduras e Nicarágua após furacão

Furacão Eta deixa mais de 50 mortos na GuatemalaFuracão Eta deixa mais de 50 mortos na Guatemala - Foto: Johan ORDONEZ / AFP

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), assim como o Banco Mundial e o Banco Centro-Americano de Integração Econômica (BCIE), anunciou nesta segunda-feira um plano de apoio para responder rapidamente aos danos causados pelo furacão Eta em Guatemala, Honduras e Nicarágua.

As três instituições financiarão "ajuda humanitária e trabalhos de reconstrução nos três países", informaram as instituições, em declaração divulgada após uma reunião remota.

Essas três nações centro-americanas sofreram na semana passada com a passagem do Eta, que atingiu a Nicarágua como furacão de categoria 4 e deixou mais de 200 mortos, além de um prejuízo milionário envolvendo residências, estradas e plantações.

Segundo os bancos, a assistência conjunta apoiará os governos na avaliação dos danos, entrega de ajuda às populações afetadas e no planejamento para a reconstrução da infraestrutura danificada, "com linhas de crédito e assistência técnica". 

Veja também

MP da Venezuela abre investigação por "traição" contra María Corina Machado
Venezuela

MP da Venezuela abre investigação por "traição" contra María Corina Machado

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro
Trump

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro

Newsletter