Logo Folha de Pernambuco

Polícia

Bandido mais procurado do Ceará, traficante "Escobar" é preso em hotel no Recife

Flagrante ocorreu quando o homem usava documento falso

Foto: Divulgação/Polícia Civil de Pernambuco

Considerado um alvo prioritário pela Polícia Civil do Ceará, sendo o mais buscado daquele estado, Antônio André Sampaio de Sousa, de 33 anos, conhecido como "Escobar", foi preso em um hotel no Recife. O apelido do criminoso faz alusão a Pablo Escobar, narcotraficante colombiano morto a tiros pela polícia em dezembro de 1993. 

"Escobar" integrava a lista dos mais procurados da Secretaria de Segurança e Defesa Social do Ceará (SSDPS) com uma recompensa de R$ 4 mil ofertada pelo seu paradeiro. Ele foi preso em flagrante por uso de documentos falsos, na terça-feira (30), e os detalhes de sua prisão foram repassados em coletiva de imprensa, no Recife, na quarta-feira (31). 

O traficante tinha ligação com uma das maiores facções criminosas do País, segundo a adjunta da Delegacia de Roubos e Furtos de Pernambuco, delegada Stephanie Almeida. 

"Ele é investigado principalmente na região do Cariri e possui três mandados de prisão, sendo eles por homicídio, tráfico e porte de arma de fogo. No ato da prisão, ele foi flagrado usando documento falso, razão pela qual também foi autuado em flagrante", detalhou a delegada. 

Titular da Delegacia de Roubos e Furtos , o delegado Álvaro Grako explicou que o homem se hospedava em várias pousadas e hotéis no bairro de Boa Viagem, tendo sido achado em um desses locais na terça-feira. "Nós tivemos conhecimento, a partir da Polícia Civil do Estado do Ceará, que conosco vinha trabalhando desde segunda-feira, da sua localização em Boa Viagem",  explicou.

Criminoso foi preso portando documento falso (Foto: Divulgação/Polícia Civil de Pernambuco)

"Ele deu entrada [na pousada] usando documento falso e foi localizado em companhia da esposa, nessa pousada próxima à orla. Foi identificado apesar do documento falso e teve ordem de prisão decretada", completou Álvaro Grako. O homem foi preso portando uma carteira de identidade falsa do estado do Rio Grande do Norte.

Como a polícia não identificou participação da esposa de Escobar nos crimes, ela foi liberada. 

Segundo o jornal cearense O Povo, o bandido estava foragido desde o ano de 2018. A SSDPS do Ceará informou que o homem era responsável pela comercialização de drogas e por ordenar homicídios na região sul do estado. Ele fugiu do estado vizinho, de acordo com a pasta, ao perceber que havia se tornado alvo de investigações policiais.

Escobar será transferido de volta para o Ceará, em data ainda não informada.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter