Logo Folha de Pernambuco

Ano Novo

Banhistas aproveitam primeiro dia do ano nas praias de Boa Viagem e do Pina, no Recife

Praias da capital pernambucana tiveram movimentação intensa neste domingo (1º)

Movimentação nas praias no primeiro dia de 2023Movimentação nas praias no primeiro dia de 2023 - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Mantendo a tradição, muitas pessoas aproveitaram o primeiro dia do ano, que este ano caiu em um domingo, dia já habitualmente dedicado ao lazer e preferido por muitos banhistas, para curtir as praias do Recife. Em Boa Viagem, na Zona Sul da cidade, um dos polos do Réveillon, a movimentação pela manhã foi intensa. 

O desejo mais comum entre as pessoas que celebravam o primeiro dia de 2023 na praia era de que o novo ano trouxesse mais momentos positivos, deixando para trás aquilo que não foi bom.

"Eu estava me devendo vir à praia,  porque teve a pandemia e eu realmente fiquei morrendo de medo. Então, a gente resolveu vir, até para relaxar também, porque teve o ano todinho de luta, e a gente vem pedir as bênçãos, né?”, comentou a professora Íris Alves, de 50 anos.

Moradora de Olinda, ela estava acompanhada de amigos e do marido, Edson Figueiredo, 51, advogado. “Faz tempo que eu não venho. Estava até devendo essa vinda a praia a ela. A gente vem tirar as mazelas do final do ano, veio pra cá hoje para dar um mergulho, deixar o que passou de ruim para trás”, contou ele.

A dona de casa Maria Lúcia da Silva, de 54 anos, veio do município de Passira, no Agreste pernambucano, para passar a virada de ano no Recife. Ela celebrou o Revéillon na praia de Boa Viagem e, na manhã deste domingo, voltou para continuar aproveitando o mar.

“Estou desde ontem aqui. Passei o Ano Novo, fui para a casa da minha sobrinha e voltei hoje de manhã. É a primeira vez que eu venho para o Réveillon no Recife”, disse. “Eu gostei muito da festa. Para 2023, espero coisas melhores”, continuou.

Na Praia do Pina, onde também funcionou um polo do Réveillon do Recife, a movimentação também foi intensa neste domingo.

A dona de casa Edvânia Maria, de 57 anos, passou a virada do ano em Casa Amarela, na Zona Norte da cidade, e aproveitou a manhã do dia 1º para curtir a praia com os amigos. “A gente vem para poder espairecer um pouquinho, tirar ressaca, né?”, contou. 

Para a faxineira Vera Lúcia, 47, ir à praia no primeiro dia do ano já é tradição. “Todo ano, eu venho, para deixar o ano que passou para trás. E desejo que 2023 só traga coisa boa”, disse.

Pela manhã, profissionais da Prefeitura do Recife (PCR) faziam a limpeza das orlas de Boa Viagem e do Pina. Segundo a PCR, para a festa de Réveillon nos dois polos da capital pernambucana, foram empregados cerca de 700 profissionais, entre guardas municipais, fiscais, agentes e orientadores de trânsito, além de profissionais de saúde.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter