Barbie: ida da personagem ao ginecologista no filme impulsionou procura, mostra estudo
Pesquisadores registraram aumento na busca pela especialidade médica após filme da Barbie de 2023
A cultura pop sempre teve grande influência no comportamento das pessoas. Mas não é todo dia que um filme é a porta de entrada para a busca de um serviço de saúde. Um novo estudo da revista científica JAMA Network Open mostrou que o final de "Barbie", de 2023, no qual a personagem vai ao ginecologista pela primeira vez, levou a um aumento de pesquisas pela especialidade médica na semana seguinte ao lançamento do filme.
"Na cena final do filme, após decidir deixar a Barbielândia para o mundo real, Barbie diz entusiasticamente a uma recepcionista: 'Estou aqui para ver meu ginecologista', uma piada que pode ser baseada em sua suposta falta de órgãos genitais ou em sua evidente excitação por cuidados que muitas mulheres consideram desagradáveis.
Nossa hipótese é que essa linha final pode ter estimulado o interesse público no atendimento ginecológico", escreveram os autores.
Leia também
• Barbie cega e a nova Barbie com síndrome de Down são lançadas pela Mattel; confira
• Mito ou verdade: não usar sutiã faz os seios caírem? Ginecologista responde
Com o objetivo de observar o impacto da obra na busca pelo atendimento, os pesquisadores utilizaram uma lista de 34 consultas relacionadas à compreensão ou busca por cuidados ginecológicos, cuidados de saúde da mulher ou cuidados médicos de forma mais ampla.
Foi observado pela equipe que não houve outro grande evento o qual poderia ter influenciado o interesse do público. Além disso, não houve um aumento na procura por consultas médicas de uma forma mais geral.
O estudo aponta, por outro lado, que as pesquisas por "ginecologista" e "definição de ginecologista" não geraram um volume considerável de novas visitas ao médico. Por isso, os pesquisadores alegam que o resultado foi positivo pois gerou um maior interesse e conscientização.
“Nossos resultados sugerem que a fala final da Barbie pode ter estimulado o interesse em ginecologia, sugerindo ainda mais a influência potencial de filmes populares na conscientização e na alfabetização em saúde”, concluiu a equipe envolvida.