CONFLITO

Barco relata explosões em frente ao Iêmen, segundo agência de segurança

O ataque é o mais recente registrado com as embarcações que cruzam o golfo em frente ao Iêmen

Navio de carga Rubymar parcialmente submerso na costa do IêmenNavio de carga Rubymar parcialmente submerso na costa do Iêmen - Foto: Khaled Ziad/AFP

Um barco que cruzava o Golfo de Áden, em frente à costa do Iêmen, registrou nesta sexta-feira (8) duas explosões próximas, segundo a Agência de Segurança Marítima do Reino Unido (UKMTO).

“O capitão aponta duas explosões diante do barco. O barco e a tripulação estão a salvo”, declarou a agência em um comunicado. “Aconselha-se aos barcos que naveguem com precaução e indiquem qualquer atividade suspeita à UKMTO.”

O ataque de sexta, que inicialmente não foi reivindicado, é o mais recente registrado com as embarcações que cruzam o golfo em frente ao Iêmen.

Na quarta-feira, três tripulantes de um navio mercante morreram no Golfo de Áden em um ataque dos rebeldes huthis, de acordo com o Exército dos Estados Unidos.

As explosões desta sexta ocorreram a cerca de 50 milhas náuticas da cidade portuária de Áden, controlada pelo governo iemenita. O Executivo está em guerra com os huthis, que controlam a capital do país, Sanaã, e vastas partes do território.

Esse grupo rebelde, apoiado pelo Irã, ataca desde novembro embarcações comerciais que navegam pelo Mar Vermelho e pelo Golfo de Áden, e que considere vinculadas a Israel.

O movimento pró-Irã diz atuar em solidariedade aos palestinos na Faixa de Gaza, cenário de uma guerra entre Israel e o movimento islamista Hamas.

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter