Barco relata explosões em frente ao Iêmen, segundo agência de segurança
O ataque é o mais recente registrado com as embarcações que cruzam o golfo em frente ao Iêmen
Um barco que cruzava o Golfo de Áden, em frente à costa do Iêmen, registrou nesta sexta-feira (8) duas explosões próximas, segundo a Agência de Segurança Marítima do Reino Unido (UKMTO).
“O capitão aponta duas explosões diante do barco. O barco e a tripulação estão a salvo”, declarou a agência em um comunicado. “Aconselha-se aos barcos que naveguem com precaução e indiquem qualquer atividade suspeita à UKMTO.”
O ataque de sexta, que inicialmente não foi reivindicado, é o mais recente registrado com as embarcações que cruzam o golfo em frente ao Iêmen.
Leia também
• Cinco pessoas morrem em Gaza ao serem atingidas por lançamento aéreo de ajuda humanitária
• UE deve lançar corredor de ajuda marítima a Gaza antes de EUA, mas ONGs criticam iniciativa; entenda
• Declaração de Lula sobre Holocausto em Gaza é antissemita, diz embaixadora dos EUA
Na quarta-feira, três tripulantes de um navio mercante morreram no Golfo de Áden em um ataque dos rebeldes huthis, de acordo com o Exército dos Estados Unidos.
As explosões desta sexta ocorreram a cerca de 50 milhas náuticas da cidade portuária de Áden, controlada pelo governo iemenita. O Executivo está em guerra com os huthis, que controlam a capital do país, Sanaã, e vastas partes do território.
Esse grupo rebelde, apoiado pelo Irã, ataca desde novembro embarcações comerciais que navegam pelo Mar Vermelho e pelo Golfo de Áden, e que considere vinculadas a Israel.
O movimento pró-Irã diz atuar em solidariedade aos palestinos na Faixa de Gaza, cenário de uma guerra entre Israel e o movimento islamista Hamas.