Grande Recife

Bares são flagrados furtando energia suficiente para abastecer 670 casas por um mês em Jaboatão

Duas pessoas foram conduzidas à delegacia, segundo a Neoenergia Pernambuco

Operação flagrou o furto de energiaOperação flagrou o furto de energia - Foto: Divulgação/Neoenergia

Uma operação realizada pela Neoenergia Pernambuco no último final de semana identificou desvio de energia em dois bares na cidade de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife.

Segundo a concessionária, os bares Arena Sotave e Espetinho, Cerveja e Cia. furtaram 100 mil kWh, energia elétrica suficiente para abastecer 670 casas num período de 30 dias

A ação, diz a Neoenergia, foi sugerida pelo Ministério Público de Pernambuco após diversas denúncias de perturbação do sossego e poluição sonora naqueles endereços. 

Um terceiro alvo desta ação, o Bar Nevada Prime, foi autoreligado após ter o fornecimento interrompido por falta de pagamento. 

Na Arena Sotave, as equipes da Neoenergia encontraram três ligações clandestinas. Como o proprietário não estava presente, o responsável pelo local foi conduzido à delegacia para responder pelo crime de furto de energia. 

O estabelecimento comercial teve o fornecimento de energia cortado e só será religado após regularização do padrão de entrada de energia por parte dos responsáveis pelo estabelecimento.

Já no Espetinho e Cia, os técnicos da Neoenergia encontraram um desvio de energia. O proprietário também foi levado conduzido à delegacia por furto de energia. Ele será autuado por fraude pela distribuidora.

“Todas as vezes que ocorre o furto de energia, a conta dessas pessoas é paga pelos demais clientes, segundo a norma da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regula o setor em todo o Brasil. Por isso é tão importante que as pessoas denunciem sempre que desconfiarem de algum tipo de irregularidade na rede”, relata o gerente de Recuperação de Receita da Neoenergia, Gustavo Santos.

Furto de energia é crime
A Neoenergia reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. 

Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter