Logo Folha de Pernambuco

China

BC da China afirma que risco da Evergrande é 'controlável'

As autoridades locais "estão fazendo um trabalho de eliminação de riscos e resolução de acordo com os princípios da lei e do mercado", afirmou o diretor do Banco Popular da China

Prédio da empresa Evergrande na ChinaPrédio da empresa Evergrande na China - Foto: Hector Retamal/AFP

O Banco Central da China afirmou nesta sexta-feira (15) que o risco de contágio da gigante do setor imobiliário chinês Evergrande para o setor financeiro é "controlável", rompendo o silêncio sobre os problemas da empresa, ameaçada de falência, informou a imprensa estatal.

As autoridades locais "estão fazendo um trabalho de eliminação de riscos e resolução de acordo com os princípios da lei e do mercado", afirmou Zou Lan, diretor do Banco Popular da China, de acordo com o Shanghai Securities News, meio de comunicação vinculado à agência oficial de notícias Xinhua.

Com mais de 300 bilhões de dólares de dívida, a Evergrande está à beira do colapso, o que pode ter consequências para o conjunto da segunda economia mundial.

A crise de liquidez acontece no momento em que o setor imobiliário chinês enfrenta um maior controle das autoridades, que adotaram novas regras para evitar a especulação e o endividamento excessivo das empresas.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter