Logo Folha de Pernambuco

Canadá

BC do Canadá corta taxa de juros em 25 pontos-base, a 4,75%, e sinaliza nova redução

Em nota, o banco central afirmou que "não é mais necessário manter a política tão restritiva"

De acordo com o BoC, a inflação anual canadense desacelerou para 2,7% em abrilDe acordo com o BoC, a inflação anual canadense desacelerou para 2,7% em abril - Fotos / Divulgação - Cedida pela Assessoria de Imprensa do Evento

O Banco Central do Canadá cortou sua taxa de juros em 25 pontos-base, a 4,75%, após concluir reunião de política monetária nesta quarta-feira. A redução ocorre depois de seis manutenções consecutivas e veio em linha com a expectativa de 11 dos 15 analistas consultados pelo The Wall Street Journal.

Em nota, o banco central afirmou que "não é mais necessário manter a política tão restritiva", tendo em vista as "evidências de que o núcleo da inflação está em desaceleração contínua".

O presidente do BoC, Tiff Macklem ressaltou também que é "razoável esperar mais cortes de juros", caso a inflação continue a desacelerar.

"Estamos tomando nossas decisões monetárias a cada reunião", disse, em nota.

Segundo o comunicado, o conselho do BC canadense "está confiante" na trajetória da inflação rumo à meta de 2%, mas reconhece que ainda existem riscos nas perspectivas para a economia e continuará monitorando expectativas inflacionárias, avanço salarial, comportamento dos preços e o processo de equilíbrio entre oferta e demanda.

"Seguimos comprometidos em restaurar a estabilidade de preços para os canadenses", reiterou o banco central.

Macklem sinalizou ainda que o BoC deve tomar cuidado para evitar uma política monetária "mais restritiva que o necessário" ou um ritmo "muito rápido" de redução nas taxas de juros, o que poderia prejudicar o progresso da desinflação no Canadá.

De acordo com o BoC, a inflação anual canadense desacelerou para 2,7% em abril, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) voltou a crescer e subiu 1,7% no primeiro trimestre - embora em ritmo mais lento do que o esperado.
 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter