Beatriz diz que só faz suas necessidades ''acocada''; qual é a melhor posição para fazer cocô?
Em conversa com Yasmin Brunet e Wanessa Camargo, a jovem contou que só consegue fazer suas necessidades se subir em cima da privada
A atriz e vendedora Beatriz Reis, participante do BBB 24, contou em conversa dentro da casa que só consegue fazer suas necessidades se subir na privada.
— Eu fico "acocada". (...) Eu subo em cima da privada. Senão, não consigo — disse a jovem em conversa com Yasmin Brunet, Wanessa Camargo e Giovanna Pitel.
A revelação gerou muitas reações e risadas dentro da casa. Yasmin, por exemplo, ficou preocupada com o hábito da colega e disse que subir na privada é perigoso. Mas afinal, a prática de Beatriz traz algum risco? Qual é a melhor posição para fazer cocô?
Embora o hábito de Beatriz pareça estranho, a maioria dos especialistas concorda que agachar-se é a melhor posição para fazer cocô. De acordo com um artigo publicado em 2019, na revista científica Journal of Education and Health Promotion, essa posição permite que os músculos abdominais trabalhem com eficiência, ajudando os indivíduos a esvaziar os intestinos.
Leia também
• BBB 24: alvo de críticas, Yasmin Brunet é adepta de superstição no umbigo de Jade Picon
• Big Brother Brasil 24: noite de choros em meio ao segundo paredão; saiba mais
• "Vovô" do BBB 24: Rodriguinho leva na brincadeira apelido que recebeu na casa; entenda
Para a maioria da população ocidental, sentar é a maneira lógica de fazer cocô porque os vasos sanitários são desenvolvidos dessa maneira. No entanto, essa é considerada a forma menos eficaz de fazer cocô, pois adiciona dobras desnecessárias no reto de uma pessoa, dificultando a evacuação.
Segundo a microbiologista alemã Giulia Enders, fazer cocô sentado pode explicar porque as hemorroidas e as doenças intestinais dolorosas, como a diverticulite, são mais comuns no Ocidente do que na Ásia, onde as pessoas tem o costume de fazer suas necessidades agachadas.
— Nós, no Ocidente, apertamos o tecido intestinal até que ele saia do fundo. Em vez disso, a maneira correta é agachar-se — disse a microbiologista alemã Giulia Enders, em entrevista ao The Guardian.
Por outro lado, Yasmin Brunet tem razão e subir no vaso sanitário não é a maneira mais segura de agachar para fazer cocô. Em vez disso, especialistas recomendam sentar-se com os pés em um banquinho e inclinar-se para a frente.
Inclusive, um estudo feito pelo Centro Médico Wexner da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, concluiu que colocar os pés em um banquinho e inclinar-se para a frente é uma forma mais barata e eficaz de aliviar problemas intestinais leves em comparação com laxantes e enemas para lavagem intestinal.
Os pesquisadores dizem que o banquinho é eficaz porque muda a forma como o corpo se posiciona. Quando as pernas formam um ângulo de 90 graus em relação ao tronco, o músculo puborretal, que passa pelo assoalho pélvico, não está em repouso. O reto está dobrado e dificulta a defecação.
Colocar os pés em um banquinho deixa o corpo em uma posição de cócoras mais natural, o que afrouxa o puborretal e endireita o reto.
Embora você possa subir no assento do vaso sanitário e agachar-se, a torção também pode ser resolvida sentando-se com os pés em um banquinho e inclinando-se para a frente. Enders acrescenta que há muitas pesquisas que mostram que agachar-se é uma forma mais eficaz de evacuar os intestinos.