Biblioteca do Centro da Juventude de Santo Amaro recebe doação de 240 livros da Fundaj
O centro social atende atualmente 110 jovens em situação de rua ou vulnerabilidade social, de 18 a 29 anos
O Centro da Juventude de Santo Amaro, no centro do Recife, recebeu, nesta quinta-feira (21), 240 exemplares de obras da Editora Massangana, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Ao todo, 80 títulos passam a integrar o acervo da Biblioteca Ariano Suassuna, sediada no equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), do Governo de Pernambuco. O centro social atende atualmente 110 jovens em situação de rua ou vulnerabilidade social, de 18 a 29 anos.
Dentre os livors, foram doados lançamentos como como “Historicismos na arquitetura dos subúrbios recifenses: um recorte da Coleção Ecletismo”, de Rodrigo Cantarelli, e “Cotidianos afrodescendentes, de Cibele Barbosa e Sylvia Couceiro. Todos os autores são pesquisadores da Fundaj. Obras como “Trabalho precário no meio urbano: semáforos do Recife”, de Tarcisio Araújo, também estão entre os títulos doados.
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Inaugurada em 2009, a biblioteca do Centro da Juventude estava desativada desde 2019. Com a retomada das atividades presenciais, ainda no contexto da pandemia da Covid-19, o espaço passou por uma reforma e agora recebe novos títulos para atrair leitores.
Além da Fundação, outras instituições têm doado títulos para compor o espaço. “A Biblioteca tem o caráter de atendimento de toda a comunidade de Santo Amaro. A grande perspectiva é de ter a literatura e os livros como recurso para a inclusão social”, explica o coordenador Igor Belchior.
A educadora social Daniele Pedrosa será a responsável pela biblioteca. Ela conta que há anos trabalha com temáticas de cidadania e estímulo à leitura. “Tem sido um desafio que estou adorando. Catalogar cada livro, ver cada título e história está sendo algo inestimável. Não tem valor que pague esse conhecimento e experiência”, divide, ao destacar obras que tratam sobre a realidade local e biografias. “É importante despertar nos jovens o interesse por outras culturas e facilitar que eles conheçam o mundo além do que vivenciam na rua ou dentro do seu ambiente familiar e social.”