Biblioteca Nacional lança prêmio dedicado a ilustrações
Troféu homenageia ilustrador argentino-brasileiro Hector Julio Páride Bernabó
A partir deste ano, o tradicional Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional contará com uma categoria para ilustrações, anunciou nesta terça-feira (7) o Ministério da Cultura. O Prêmio Carybé é uma homenagem ao ilustrador, historiador e jornalista argentino-brasileiro Hector Julio Páride Bernabó, o Carybé.
Leia também
• Gangues armadas atacam Biblioteca Nacional do Haiti
• Milei demite 120 funcionários da Biblioteca Nacional da Argentina e deixa cultura em choque
“Havia uma demanda antiga para uma categoria voltada à ilustração em nossos prêmios literários. É uma grande alegria poder lançá-la, homenageando o grande artista que foi Carybé, por traduzir com sua imensa sensibilidade as partes profundas do nosso país”, afirma o presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi.
Nascido em Lanús, na Argentina, e radicado no Brasil em 1949, Carybé viveu na Bahia por quase cinco décadas e conviveu com luminares da cultura brasileira, como Dorival Caymmi e Jorge Amado. Em Salvador, desenvolveu profunda conexão com a cultura e os artistas locais. O candomblé, a capoeira e o samba de roda foram grandes inspirações para sua obra. Carybé faleceu em outubro de 1997, na capital baiana.
Trata-se da terceira categoria agregada ao Prêmio Literário da Biblioteca Nacional desde que Lucchesi assumiu a instituição, em janeiro de 2023. No ano passado, foi criado o Prêmio Akuli, dedicado ao registro de histórias e cantos das tradições orais quilombolas, ribeirinhas e indígenas do Brasil. No início deste ano, foi lançado o Prêmio Adolfo Aizen, que contempla histórias em quadrinhos.
Concedido anualmente desde 1994, o prêmio é dividido em doze categorias: Poesia (Prêmio Alphonsus de Guimaraens), Romance (Prêmio Machado de Assis), Conto (Prêmio Clarice Lispector), Tradução (Prêmio Paulo Rónai), Ensaio Social (Prêmio Sérgio Buarque de Holanda), Ensaio Literário (Prêmio Mario de Andrade), Projeto Gráfico (Prêmio Aloísio Magalhães), Literatura Infantil (Prêmio Sylvia Orthof), Literatura Juvenil (Prêmio Glória Pondé), Histórias de Tradição Oral (Prêmio Akuli), Histórias em Quadrinhos (Prêmio Adolfo Aizen) e, a partir de agora, Ilustração (Prêmio Carybé).
Os vencedores de cada categoria ganham R$ 30 mil. O edital do Prêmio Literário Biblioteca Nacional será lançado até meados de junho.