guerra na ucrânia

Bicampeão europeu: Quem era o primeiro atleta olímpico a morrer na guerra da Ucrânia

Técnico da equipe ucraniana de levantamento de peso diz que ex-competidor faleceu "como herói"

Oleksandr Pielieshenko se juntou às tropas nos primeiros dias da guerra na UcrâniaOleksandr Pielieshenko se juntou às tropas nos primeiros dias da guerra na Ucrânia - Foto: Reprodução

O levantador de peso ucraniano Oleksandr Pielieshenko, que participou dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, morreu no front, anunciou a Federação Ucraniana de Halterofilismo nesta segunda-feira (6). Foi o primeiro atleta olímpico a falecer no front do conflito, que se arrasta desde fevereiro de 2022.

Pielieshenko, que tinha 30 anos, foi bicampeão europeu (2016, 2017) e ficou em quarto lugar na categoria de até 85 quilos nos Jogos do Rio. Na ocasião, ficou a 5 kg de subir no pódio olímpico.

Durante a carreira, o ucraniano foi pego duas vezes no antidoping. Ele foi suspendo entre 2013 e 2015 e acabou banido da modalidade em 2018 após ser reprovado novamente nos exames. Ele testou positivo para clortalidona, medicamento diurético usado para tratar hipertensão.

"É com grande pesar que informamos que o coração do grande atleta ucraniano Oleksandr Pielieshenko parou de bater", afirmou a federação no seu comunicado.

O técnico da equipe ucraniana de levantamento de peso, Victor Slobodianiuk, escreveu no Facebook que Pielieshenko "morreu como herói, defendendo a Ucrânia". "A guerra tira os melhores de nós", disse ele, na postagem.

Pielieshenko juntou-se às forças armadas ucranianas no início da invasão russa, em fevereiro de 2022, recordou o Comitê Olímpico Ucraniano. Ele morreu no último domingo.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter