Biden agradece ao México pela prisão de "Nini", suspeito de tráfico de fentanil
Sua detenção ocorreu em Culiacán, no noroeste do país
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, agradeceu, nesta quinta-feira (23), às autoridades e forças de segurança mexicanas a detenção de “Nini”, suposto traficante de fentanil, uma droga sintética que está causando estragos em seu país.
"Quero agradecer ao [o presidente mexicano Andrés Manuel] López Obrador, ao Exército mexicano e às forças especiais a prisão de 'El Nini', e saudar os corajosos homens e mulheres das forças de segurança mexicanas que realizaram esta operação", afirmou o mandatário americano em nota.
Néstor Isidro Pérez Salas, conhecido como "El Nini", é o próximo dos filhos do traficante Joaquín "El Chapo" Guzmán, que cumpre prisão perpétua nos Estados Unidos.
Leia também
• Presidente do México classifica eleição de Milei na Argentina como "gol contra"
• Nove mortos em confronto armado no centro do México
• Trump promete 'tomar controle' da fronteira EUA-México e ataca migrantes
Sua detenção ocorreu em Culiacán, no noroeste do país.
“Durante três anos, foi um dos criminosos mais procurados pelo México e Estados Unidos”, disse Biden, que acrescentou: “Nossos dois países estão mais seguros agora que ele está atrás das grades”.
O democrata de 81 anos, que prometeu lutar contra o tráfico de fentanil, lembrou a detenção, este ano, de outro líder do mesmo grupo de traficantes, chamado “Los Chapitos”, Ovidio Guzmán López.
O nome "Chapitos" faz referência aos filhos de "El Chapo" Guzmán.
Numa reunião realizada em 17 de novembro em São Francisco, Biden e o líder mexicano comprometeram-se a cooperar mais estreitamente contra o tráfico de drogas e, em particular, contra o fentanil.
Este poderoso opiáceo sintético é responsável por ofertas de milhares de mortes a cada ano nos Estados Unidos.
Elaborada a partir de produtos provenientes frequentemente da China, a droga é, segundo Washington, introduzida nos Estados Unidos pelos cartéis mexicanos, em particular pelo de Sinaloa.