Logo Folha de Pernambuco

EUA E G7

Biden anuncia sanções e controles de exportação contra a Rússia, mas descarta enviar tropas

Presidente dos EUA diz que sanções do Ocidente apontam a outros quatro bancos russos

Joe BidenJoe Biden - Foto: Brendan Smialowsk/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quinta-feira (24) sanções econômicas e restrições de exportação à Rússia em resposta à sua invasão da Ucrânia.

Serão sancionados outros quatro bancos russos e mais da metade das importações tecnológicas da Rússia serão suprimidas, afirmou Biden em discurso na Casa Branca após reunião do G7.

"Também adicionamos nomes à lista de (as elites) russas e seus familiares que são sancionados", afirmou Biden. Sancionar pessoalmente Vladimir Putin também está "na mesa", afirmou, sem dar detalhes.


"Isto imporá um custo elevado à economia russa, tanto de imediato quanto a longo prazo", advertiu.

Biden afirmou que os EUA defenderão "cada ápice do território da Otan", mas não enviará tropas à Ucrânia

Segundo ele, Vladimir Putin, presidente da Rússia, se tornará "um pária no cenário internacional" após seu ataque à Ucrânia. Ele também disse que "não prevê falar com Putin".

No discurso, Biden prometeu liberar reservas de petróleo para aliviar norte-americanos. Ele afirmou, ainda, que tirar a Rússia da rede interbancária Swift continuava sendo "uma opção", mas que "atualmente não é (uma) posição" compartilhada pelos europeus e assegurou que as outras sanções financeiras anunciadas teriam "tanto ou mais impacto" do que esta medida solicitada pela Ucrânia.

O presidente americano repetiu que os Estados Unidos não agem sozinhos. "Vamos a limitar a capacidade da Rússia para fazer negócios em dólares, euros, libras e ienes", disse, assegurando que Vladimir Putin se tornaria "um pária no cenário internacional".



Mais informações em instantes

Veja também

Barco chinês que zarpou da Rússia está no centro das suspeitas sobre corte de dois cabos submarinos
Suspeitas

Barco chinês que zarpou da Rússia está no centro das suspeitas sobre corte de dois cabos submarinos

Anatel apura fraude na obtenção de celular usado para planejar golpe
fraude

Anatel apura fraude na obtenção de celular usado para planejar golpe

Newsletter