Logo Folha de Pernambuco

ESTADOS UNIDOS

Biden assina decreto para acelerar criação de infraestrutura destinada à IA

O presidente dos EUA enfatizou que a maior economia do mundo também não deve sacrificar os padrões ambientais no processo

O presidente dos Estados Unidos, Joe BidenO presidente dos Estados Unidos, Joe Biden - Foto: Evan Vucci

O presidente americano, Joe Biden, emitiu nesta terça-feira (14) um decreto que ordena acelerar o ritmo de construção de infraestrutura para o desenvolvimento de tecnologia de Inteligência Artificial (IA) nos Estados Unidos, informou a Casa Branca.

O decreto, que chega menos de uma semana após a posse do presidente, orienta o Departamento de Defesa e o Departamento de Energia a alugar locais sob órbita federal onde o setor privado possa construir centros de dados de IA e novas instalações de energia limpa mais rapidamente.

“A IA de ponta terá efeitos profundos para a segurança nacional e um enorme potencial para melhorar a vida dos americanos se for aproveitada de forma responsável”, disse Biden em um comunicado.

“Não permitiremos que os Estados Unidos sejam deixados para trás quando se trata da tecnologia que definirá o futuro”, enfatizou.

O presidente dos EUA enfatizou que a maior economia do mundo também não deve sacrificar os padrões ambientais no processo.

“Os volumes de poder de computação e eletricidade necessários para treinar e operar modelos de ponta estão aumentando rapidamente e devem aumentar ainda mais”, disse Tarun Chhabra, assistente adjunto do presidente.

O governo espera que, até 2028, os principais desenvolvedores de IA estejam procurando operar data centers para treinar modelos com requisitos de energia de até cinco gigawatts, acrescentou Chhabra, também coordenador de tecnologia e segurança nacional.

Veja também

Newsletter