Logo Folha de Pernambuco

EUA

Biden convida presidente argentino a visitar Washington

O convite acontece a poucos dias da Cúpula das Americas

Presidente dos EUA, Joe BidenPresidente dos EUA, Joe Biden - Foto: Saul Loeb/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, convidou o chefe de Estado da Argentina, Alberto Fernández, a visitar Washington em julho, informou a Casa Branca, a poucos dias de uma Cúpula das Américas marcada por polêmicas.

Fernández conversou por telefone com Biden na quarta-feira durante 25 minutos, informou uma fonte do governo argentino.

Há um mês, Fernández, na qualidade de presidente pro tempore da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), pediu aos organizadores da Cúpula das Américas para evitar "exclusões que impeçam que todas as vozes do hemisfério a dialogar e serem ouvidas".

A Casa Branca não fechou a lista de governantes convidados ao evento, mas na semana passada Kevin O'Reilly, o coordenador da Cúpula, descartou convidar os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e Nicarágua, Daniel Ortega, que Washington considera ilegítimos desde suas reeleições.

Fernández confirmou presença na reunião, mas os presidentes do México, Bolívia, Honduras e do bloco de 14 nações do Caribe ainda não se pronunciaram sobre a participação.

Segundo a Casa Branca, Biden convidou Fernández a fortalecer "o compromisso ativo entre Estados Unidos e Argentina em temas bilaterais, regionais e globais, em particular direitos humanos, insegurança alimentar, mudança climática, energia, inovação tecnológica e cadeias de abastecimento críticas". 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter