Logo Folha de Pernambuco

EUA

Biden critica Trump por "avalanche de mentiras" sobre furacões

O presidente acrescentou que a desinformação foi "afetando a confiança" no trabalho de resgate e recuperação

O presidente dos Estados Unidos, Joe BidenO presidente dos Estados Unidos, Joe Biden - Foto: Andrew Caballero-Reynolds / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, acusou nesta quarta-feira (9) o ex-mandatário e candidato republicano Donald Trump de desencadear uma “avalanche de mentiras” sobre a resposta do governo aos furacões Helene e Milton.

“Houve uma promoção imprudente, irresponsável e implacável de desinformação e mentiras descaradas”, disse Biden em uma coletiva de imprensa na Casa Branca, enquanto a poderosa tempestade Milton se dirigia para a Flórida.

Trump “liderou uma avalanche de mentiras”, afirmou Biden, acompanhado por Kamala Harris, atual vice-presidente e candidata democrata nas eleições de 5 de novembro.

Biden acrescentou que a desinformação foi “afetando a confiança” no trabalho de resgate e recuperação e que foi “prejudicial para aqueles que mais precisam de ajuda”.

Trump e os republicanos apresentaram afirmações falsas sobre as tempestades, apontando especificamente para a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (Fena) e acusando falsamente o governo de desviar fundos para migrantes.

"Disseram que propriedades estão sendo confiscadas, mas isso não é verdade. Dizem que as pessoas afetadas por essas tempestades autorizam 750 dólares em dinheiro e nada mais. Isso não é verdade", ressaltou Biden.

"Dizem que o dinheiro necessário para essa crise está sendo desviado para os migrantes. Que ridículo. Não é verdade", acrescentou.

Biden e Kamala foram criticados por sua resposta inicial ao furacão Helene. O presidente passou o fim de semana trabalhando em sua casa de praia enquanto o vice-presidente esteve na costa oeste do país em um evento de arrecadação de fundos para as eleições.

Veja também

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

Newsletter