Logo Folha de Pernambuco

Nações Unidas

Biden dirá à ONU que não acredita em 'nova Guerra Fria'

O presidente dos Estados Unidos "acredita em uma concorrência vigorosa, intensa e baseada em princípios"

Presidente dos Estados Unidos, Joe BidenPresidente dos Estados Unidos, Joe Biden - Foto: Alex Wong / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Gett

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que discursará na terça-feira (21) em Nova York na Assembleia Geral das Nações Unidas, dirá que "não acredita na ideia de uma nova Guerra Fria", antecipou uma fonte de seu governo nesta segunda-feira (20).

Biden dirá que "não acredita na ideia de uma nova Guerra Fria com um mundo dividido em blocos", disse a fonte, em um contexto de alta rivalidade entre Washington e Pequim.

O presidente dos Estados Unidos "acredita em uma concorrência vigorosa, intensa e baseada em princípios", acrescentou.

Biden, que ofendeu muitos aliados com a retirada de suas tropas do Afeganistão - a qual muitos viram como muito unilateral - e depois de provocar uma grave crise diplomática com a França por um acordo com a Austrália que afeta um grande contrato de armas com Paris, vai para Nova York com um discurso de união, segundo este alto funcionário.

O presidente americano quer que a comunidade internacional saiba que "encerrou o capítulo sobre a guerra" e "abriu um capítulo dedicado à diplomacia americana personalizada, decidida e eficaz, definida pela cooperação com aliados e sócios (dos Estados Unidos) para resolver problemas que não podem ser (resolvidos) pela força militar".

Sobre a reputação internacional dos Estados Unidos, ele afirmou que "o contexto foi bastante positivo, apesar das diferentes perspectivas sobre o Afeganistão e dos problemas que estamos lidando atualmente com a França".

Sobre este último ponto, confirmou a informação fornecida por Paris de que Biden solicitou uma conversa telefônica com seu homólogo francês, Emmanuel Macron.

E acrescentou: "Estamos impacientes" para termos esta conversa telefônica.

Veja também

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais
Planos de saúde

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais

Município de Paulista realiza, neste sábado (23), dia D de vacinação antirrábica
Folha Pet

Município de Paulista realiza, neste sábado (23), dia D de vacinação antirrábica

Newsletter