Logo Folha de Pernambuco

internacional

Biden diz a Macron que quer revitalizar vínculo dos EUA com Otan e União Europeia

Em sua primeira conversa telefônica, os dois também falaram sobre o futuro da cooperação na luta contra a pandemia e a ameaça das mudanças climáticas

Presidente da França, Emmanuel MacronPresidente da França, Emmanuel Macron - Foto: STEPHANIE KEITH / GETTY IMAGES NORTH AMERICA

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou nesta terça-feira (10) com seu contraparte francês, Emmanuel Macron, e expressou o desejo de "revitalizar os laços bilaterais e transatlânticos", apontando para a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e a União Europeia, que muitas vezes foram danificados durante o governo de Donald Trump.

Em sua primeira conversa telefônica, os dois também falaram sobre o futuro da cooperação na luta contra a pandemia e a ameaça das mudanças climáticas, segundo um comunicado emitido pela equipe de transição democrata.

Joe Biden "agradeceu ao presidente Macron pelos cumprimentos e expressou seu desejo de fortalecer as relações entre os Estados Unidos e a França, seu aliado mais antigo", afirma o documento.

"[O presidente Macron] cumprimentou Joe Biden e sua vice-presidente, Kamala Harris, e assegurou-lhes sua vontade de trabalhar juntos em temas contemporâneos: clima, saúde, luta contra o terrorismo e defesa dos direitos fundamentais", informou o Palácio do Eliseu.

Macron, que chegou ao poder em 2017, nunca se reuniu com Biden, que foi vice-presidente de Barack Obama entre 2009 e 2017.

Assim como a maioria dos outros líderes europeus, o francês o cumprimentou no sábado, pedindo-lhe que agissem juntos para "enfrentar os desafios de hoje".

Biden iniciou as conversas com líderes estrangeiros na segunda-feira (9), com um telefonema do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.

Também falou nesta terça com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que disse estar ansioso por "fortalecer a relação" entre Reino Unido e Estados Unidos, com a chanceler alemã, Angela Merkel, e com o chefe de governo irlandês, Micheal Martin.

Merkel, que teve relações tensas com Trump, telefonou para Biden para cumprimentá-lo pela vitória e assegurar "uma colaboração estreita, baseada na confiança".

O primeiro-ministro irlandês, Micheal Martin, qualificou a conversa com Biden como "calorosa e interessante".

"Acabo de ter uma conversa calorosa com o presidente eleito, @JoeBiden", que ressaltou seu apego às suas raízes irlandesas, informou Martin em um tuíte.

Segundo o governo irlandês, Biden "reiterou seu total apoio" ao acordo de paz de 1998, que pôs fim ao conflito na Irlanda do Norte, e acrescentou que o democrata ressaltou a importância de respeitar os termos durante o Brexit.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter