Logo Folha de Pernambuco

EUA

Biden diz que pretende se candidatar novamente em 2024

"Não tomei essa decisão formalmente, mas é a minha intenção concorrer outra vez", afirmou

Joe BidenJoe Biden - Foto: Oliver Contreras / AFP

Joe Biden, o presidente de mais idade na história dos Estados Unidos, disse nesta sexta-feira (21) que tem a "intenção" de voltar a se candidatar à Casa Branca em 2024, e que sua esposa Jill acredita que ele não deveria "rejeitar" essa possibilidade.

"Não tomei essa decisão formalmente, mas é a minha intenção concorrer outra vez, e temos tempo para tomar essa decisão", disse Biden, que completa 80 anos no próximo mês, em uma entrevista à emissora MSNBC.

"Minha esposa acredita que estamos fazendo algo muito importante e que eu não deveria rejeitar [concorrer novamente]", acrescentou. Se for reeleito, terminaria o seu segundo mandato com 86 anos.

Biden voltou a insinuar que parte da motivação para se apresentar à reeleição seria a contraposição a uma candidatura de Donald Trump, e acrescentou que seu filho Beau, morto em 2015, teria lhe pedido que concorresse "dependendo do adversário".

Biden também explicou que se fizesse um anúncio formal de sua candidatura à reeleição, isso modificaria o seu status legal. "Uma vez que eu faça esse compromisso, aparecerão uma série de regulações e eu teria que me comportar como um candidato a partir deste momento", argumentou.

A pressão sobre Biden acerca de sua eventual candidatura crescerá após as eleições de meio mandato de 8 de novembro, nas quais as pesquisas indicam que o Partido Democrata poderia perder o controle do Congresso frente aos republicanos.

Veja também

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu
cop29

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia
ERRO

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia

Newsletter